Dia do Nutricionista: o profissional que contribui para a qualidade de vida

Ele é profissional da área da saúde habilitado para atuar na promoção, na prevenção e na recuperação da saúde humana ao avaliar, planejar e executar ações com respaldo na ciência da nutrição e da alimentação. Nesta quinta-feira (31) é celebrado o Dia do Nutricionista. A data foi escolhida como uma homenagem da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas – ocorrida no ano de 1949.

O dia reforça a importância dos trabalhos dessa classe que enfrenta diversos desafios para promover a educação alimentar e elevar a qualidade de vida. O nutricionista é capacitado para desenvolver atividades em diversas áreas e em cada campo de atuação encontra desafios peculiares, mas também resultados satisfatórios.

“Nesse dia temos a comemorar a evolução da carga horaria do curso, que passou de um ano para quatro anos para se obter a formação na área; a criação do Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional; a expansão desse profissional em diversas áreas como hospitais, Serviços de Alimentação e Nutrição para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família”, salienta a nutricionista, Tainá Gabriela da Silva.

AS INDIVIDUALIDADES – Para a profissional, a função de quem atua na área da nutrição é muito mais complexa do que a elaboração de um plano alimentar. O nutricionista realiza a avaliação do paciente e todas as suas necessidades calóricas do cotidiano – isso é particular e envolve a rotina de cada um – e com base nessa análise, ele define um plano alimentar, uma dieta personalizada que precisa estar de acordo com a realidade da pessoa atendida.

Ao atender as necessidades da pessoa, segundo Tainá, é possível promover mudanças nos hábitos alimentares, além de mais qualidade de vida. Ela reforça que a prevenção é fundamental nos cuidados com a saúde alimentar. “O nutricionista pode fazer a diferença na vida das pessoas trabalhando na prevenção. A prevenção é o melhor remédio. Atuando na prevenção podemos aumentar a qualidade e a expectativa de vida da população”, afirma.

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS – De acordo com Tainá, a profissão também envolve um atendimento acolhedor, que além de estar adequado às necessidades da pessoa também contribui para que aconteça mudanças no organismo e na qualidade de vida ao adotar hábitos alimentares saudáveis.

“Eu escolhi essa profissão, pois sempre fui apaixonada pelo estudo do corpo humano, sempre me identifiquei em ajudar as pessoas. Além disso a nutrição é uma área que pode atuar tanto no tratamento das patologias como na prevenção. Me sinto realizada. É uma profissão muito importante, capaz de promover em todos os ciclos da vida hábitos alimentares saudáveis, atuando no tratamento e na prevenção”, conclui a nutricionista ao parabenizar os colegas pela data e reforçar a importância do paciente buscar profissionais habilitados e comprometidos com a saúde.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.