PCPR celebra Dia do Papiloscopista com novos equipamentos de perícia
Estimated reading time: 3 minutos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o Dia Nacional do Papiloscopista, profissional fundamental na elucidação de crimes. Nesta data, a PCPR destaca a chegada de 27 novos equipamentos de última geração para a detecção de impressões digitais em cenas de crime e o recorde de 1,3 milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2024.
Os aparelhos foram adquiridos pelo Governo do Estado por R$ 11,4 milhões e estão sendo utilizados em todas as regiões do Paraná. Eles possibilitam a geração de imagens em altíssima resolução, preservando detalhes e garantindo a integridade das provas.
O delegado-chefe do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, explica que os novos equipamentos auxiliam na identificação de suspeitos em ocorrências onde há contato com objetos ou superfícies, fortalecendo e trazendo mais agilidade ao trabalho dos papiloscopistas.
“Eles vieram para elevar a perícia papiloscópica a outro patamar, trazendo mais elementos de provas a todas as investigações. São equipamentos que transformam o Instituto de Identificação da Polícia Civil em um dos órgãos mais técnicos e avançados do mundo”, diz.
Atualmente, o índice de resolução de crimes no Paraná é de mais de 70%, enquanto a média nacional é de 30%.
Além da perícia em locais de crime, os papiloscopistas da PCPR realizam perícias necropapiloscópicas, retratos falados, identificações criminais e confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
“Hoje, os papiloscopistas são imprescindíveis às investigações, pois com seu trabalho é possível chegar até a identificação de autores de crimes, dando caminhos para a resolução dos casos e para que a justiça seja feita”, ressalta Michelotto.
Para reforçar a equipe, cinco novos papiloscopistas tomaram posse em janeiro deste ano, juntamente com 10 delegados e 88 agentes de polícia judiciária.
CARTEIRAS DE IDENTIDADE – Em 2024, a PCPR emitiu mais de 1,3 milhão de CINs, sendo aproximadamente 103,6 mil delas solicitadas de forma online. O Paraná foi um dos primeiros estados a implementar o novo modelo em todas as emissões e atingiu um recorde de documentos confeccionados no ano passado.
Em 2022, foram 825 mil emissões, número que cresceu 19,8% em 2023, com 988,9 mil documentos. No Litoral, desde o início do Verão Maior Paraná em dezembro de 2024, já foram 2.181 atendimentos.
CENTRAL DE ACIONAMENTOS – Outra conquista recente é a Central Estadual de Perícias e Coletas da PCPR, lançada em outubro de 2023. A iniciativa visa a melhoria e padronização nos acionamentos e atendimentos de local de crime e identificação criminal. Ela agrupa todos os acionamentos, o que possibilita ao operador convocar o papiloscopista mais próximo do local ou outro que esteja disponível no momento.
DATA – O Dia Nacional do Papiloscopista foi criado pelo decreto federal nº 52.871 de 1963. A carreira de papiloscopista surge na PCPR com a unificação dos cargos de datiloscopista e identificador datiloscópico na Lei Complementar 96/2002.