Dia do Poeta: o dom de transcrever sentimentos e emoções

É possível descrever a alma de um poeta? Os dicionários definem poeta como aquele que faz versos; escritor que compõe poesia; autor cuja obra é impregnada de poesia…definições simples para quem consegue transcrever sentimentos e emoções. Na data de 20 de outubro é celebrado o Dia do Poeta, dia daquele que encanta, que emociona, que consegue fazer conexões de palavras com a alma.

A funcionária pública aposentada e escritora, Malgarete Justina Frasson, declara que a poesia faz parte de sua vida. “Quando observava tudo ao meu redor e sentia muita vontade de colocar isso no papel. Então, minhas observações e o que eu sentia eram escritas poeticamente e livremente. Foi assim que a poesia veio morar definitivamente em mim”.

Malgarete relata que, desde menina, sempre gostou muito de escrever, contudo, a poesia propriamente dita, aconteceu já na fase adulta. Ela lembra que primeiro as poesias foram escritas e guardadas na gaveta, mas com o tempo não teve mais como segurar e elas foram para o livro, antologias, coletâneas, projetos, entre outros trabalhos literários.

“Escrever é poder expressar o que meu ser sente e vê, com um olhar a partir da minha própria realidade, que busca ir além disso, adentrando a minha essência e deixando que ela se manifeste livre, também através da poesia. É um ato muito profundo de autoconhecimento e porque não dizer, de coragem em se expor e mostrar um pouco de você para as outras pessoas”, destaca.

TUDO É INSPIRAÇÃO – Malgarete pontua que é uma poeta muito livre e escreve sobre tudo. Ela conta que aborda temas variados e sua poesia é livre, entretanto, as questões humanas, o sentido maior da existência, a linguagem do coração, os animais, a natureza, a beleza do viver, são temas mais constantes em suas produções.

“Não existe algo específico que me inspira. Tudo me inspira, as coisas ao meu redor, as pessoas, a natureza, o universo, as viagens, enfim, tudo é motivo para escrever poesia. A poesia não está lá fora em algum lugar específico. Ela é. Tudo é poesia”, declara.

A linguagem literária, para a escritora, também é expressada através da poesia, é a linguagem que fala através do coração e da alma e, sincronicamente, dá sinais e conduz intuitivamente para a produção literária. Além disso, para ela é uma linguagem que gera conexão com o plano maior dentro de seu processo de criação e evolução.

O SER POETA – “A data é um dia especial para lembrar o quanto é maravilhoso quando não desistimos do nosso dom, no meu caso, também escrever, mas, especialmente, para não esquecer que a poesia nos auxilia a experimentar a vida com mais beleza, mais emoção, mais coração, mais justiça. A ter um olhar mais sensível sobre as questões humanas, a priorizarmos mais os valores humanos”, declara.

O Dia do Poeta é uma data alusiva que marca um momento importante para os poetas do Brasil. A história retrata que foi nesta data, em 1976, na cidade de São Paulo, que surgiu o ‘Movimento Poético Nacional’ na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

DIA DA POESIA – Em outubro também é celebrado o Dia Nacional da Poesia – oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha do dia 31 de outubro é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.