Dia dos Namorados: data aquece o comércio e os corações apaixonados
O Dia dos Namorados é considerado com uma das melhores datas para o comércio. Nesta época do ano, casais apaixonados de todas as idades trocam presentes e declarações de amor. As expectativas são de boas vendas e muitos corações apaixonados.
Conforme pesquisa contratada pela Faciap ao grupo Datacenso, os gastos com o presente neste Dia dos Namorados, em geral, são de R$ 236,60, contra R$ 211,21 em 2023. As formas de pagamento preferidas pelos consumidores são à vista no cartão de crédito, seguido por a prazo no cartão de crédito e pagamento à vista via PIX.
A pesquisa mediu a preferência do consumidor frente às compras alusivas ao Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho. O estudo foi realizado com 600 consumidores entre os dias 22 e 24 de maio nas regiões de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco).
“Com a projeção de vendas temos um ticket maior este ano, devido a pesquisa feita pela Faciap com uma média de 12% aumento”, cita a vice-presidente comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori de Souza. “O comércio de Toledo cada ano está mais organizado com as campanhas comemorativas, incluindo várias capacitações de contratação e também de vendas para preparar os colaboradores”.
MAIS PROCURADOS
Os produtos mais procurados para presentear nesta data, foram principalmente roupas, acessórios, perfumes/cosméticos, calçados e chocolates. Segundo o estudo, no geral, 45% dos consumidores paranaenses estão preocupados com o rumo da economia para os próximos meses, principalmente os de Cascavel (53%), Maringá (53%) e Ponta Grossa (49%). Em Guarapuava, uma parcela significativa (33%) demostra desânimo. Entretanto, também há aqueles que mantêm esperança, especialmente os de Londrina (42%).
FOMENTAR O COMÉRCIO
Na pesquisa da Faciap, o bom atendimento, a qualidade dos produtos, a confiabilidade da loja, os preços competitivos, as promoções e os descontos são os principais fatores que chamam a atenção dos consumidores na hora da compra. As expectativas dos clientes estão focadas também na variedade de produtos; opções de vendas online; e promoções e descontos atrativos.
Segundo Francielle, a Acit tem campanhas que são diferenciadas. “A campanha atual é ‘Mais prêmios para Você’” com sorteios todas as últimas quartas, de abril a agosto, com sorteio de três motos por mês. E mais os vendedores também são sorteados automaticamente”, explica.
O ranking desse dia fica em 3° lugar, comenta Francielle, ou seja, o Dia dos Namorados perde apenas para o Natal e Dia das Mães. “Esperamos os clientes comprando no comércio de Toledo, movimentando nossa economia e claro não deixando o namorado ou namorada sem o seu presente. E quem sabe ainda leva uma moto de presente”, acrescenta.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da pesquisa da Faciap