Dia dos Pais: comércio está otimista e se prepara para data

Vitrines dedicadas exclusivamente para eles. No próximo domingo (14) é celebrado o Dia dos Pais. A data não é campeã de vendas, mas tem representatividade para o mercado e ajuda a fomentar a economia de Toledo. O comércio local aposta nas vendas e a expectativa é que tenha resultados mais expressivos em relação ao ano passado.

“As expectativas são otimistas, inclusive porque as pessoas vão se encontrar, festejar o Dia dos Pais depois da pandemia”, destaca a diretora de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Franciele Rezzadori de Souza. “As vitrines são os atrativos e fazem com que os clientes entram e conheçam a loja”.

Franciele destaca que quanto mais os recursos ficam no município, mais gera a movimentação do economia e, consequentemente, fomenta outros setores que sentem o impacto positivo da valorização do comércio local. “Nosso pedido é para que a população compre os presentes no comércio de Toledo, mas também se tornem clientes fiéis com o atendimento encantador. A ideia é valorizar o comércio local, pois isso faz toda a diferença para o crescimento da nossa cidade”, enfatiza.

INCENTIVO AS COMPRTAS COMPRAS – A diretora cita que a Acit conta com a grande campanha de 55 anos. Neste mês em comemoração ao Dia dos Pais acontece o sorteio de um veículo Renault/Sandero 0 quilometro. “Será na última quinta-feira do mês de agosto e o vendedor leva R$ 1.000,00. Compre no comércio de Toledo, preencha o cupom e concorra!”, reforça o convite para que a população opte em adquirir o presente nos estabelecimentos do município.

COMÉRCIO OTIMISTA PARA A DATA – A vendedora, Natália Soares, comenta que as datas comemorativas sempre envolvem desafios aos lojistas, pois a cada ano existe a necessidade de inovação para atrair cada vez mais a clientela. Para ela, o processo inicia com preparação logística com as compras, projeção de promoção, formas de pagamento e com a montagem de excelentes vitrines – loja física e no meio virtual – de forma que venha a instigar o cliente a conhecer os produto.

“A venda é o resultado final de um longo processo de trabalho, algo que inicia meses antes com programação. A clientela sempre é exigente e cabe ao lojista buscar melhor atender essas expectativas em busca do presente ideal. Estar sempre com atualizado, buscar maneiras de pagamento que favoreçam a compra e fazer promoções pontuais são algumas das estratégias utilizadas para fomentarmos as vendas, atingirmos as metas e, através daquele item que se transformou em um presente especial, levarmos o carinho dessa data”, conclui Natália.

QUE AS VENDAS AUMENTEM – Segundo Natália, a perspectiva de venda é melhor do no ano passado. Ela aponta que tem notado que mais pessoas irão passar o Dia dos Pais em família, algo que estava mais restrito em 2020 e 2021. “Além disso, estamos confiantes nessa retomada do mercado. Um estudo da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) apontou que as vendas para essa data comemorativa devem crescer, aproximadamente, 8% neste ano, no comparativo ao mesmo período do ano passado”, comenta.

Natália ainda destaca que, de acordo com o estudo da Faciap, os principais presentes que os consumidores do Estado têm intenção de comprar para presentear os pais são: vestuário e calçados, almoçar fora de casa, bebidas e perfumes. Outro dado da pesquisa citado pela vendedora é que mais de 50% dos consumidores pretendem investir na compra do presente do Dia dos Pais, valor similar ao aplicado em 2021, que foi de aproximadamente R$ 170,00.

A ESCOLHA DO PRESENTE –  A estagiária, Anna Santos, conta que desde que passou a ter a renda do estágio compra os presentes para seu pai e seu avô. “Antes eu tinha que recorrer para minha mãe e avó. Porém, desde o ano passado, consigo fazer minhas economias para conseguir presentear os dois”.

Segundo a jovem, o Dia dos Pais é mais que uma data comercial, pois para ela e seus familiares celebrar esses momentos permitem que todos estejam mais próximos. Por isso, a data envolve a entrega de presentes e um almoço em família.

Anna conta que gosta de fazer pesquisa de preço e foge do ‘jeitinho brasileiro’, pois não deixa para comprar o presente na última hora. Ela cita que, no ano passado, conseguiu comprar apenas uma lembrança para o pai e o avô. Contudo, neste ano, já com as economias em dia, ela garante que o presente poderá surpreende-los.

“Eu valorizo uma vitrine bem elaborada, bem produzida, pois é o atrativo para entrar na loja conhecer o produto. No meu caso que economizo para comprar os presentes é sempre importante fazer uma pesquisa de preço”, brinca a jovem. “Quando uma vitrine chama minha atenção, vou logo procurando o valor do produto. Acho fundamental que o lojista deixe esse informação na vitrine, pois facilita em termos de interesse. A chance de entrar na loja, quando já identifico o valor do produto, é mais elevada do que não faço ideia do valor”, conta ao antecipar que já sabe exatamente o que irá comprar para o pai e o avô.

Da Redação

TOLEDO

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