Dia do Ford Corcel: nostalgia e celebração de um ícone do mundo automobilístico
O Dia do Ford Corcel, comemorado nesta terça-feira (30), é uma ocasião especial para os entusiastas e proprietários desse clássico automóvel, celebrando sua história e impacto na cultura automotiva. Lançado pela Ford em 1968 no Brasil, o Corcel marcou uma era de inovação e popularidade na indústria automobilística nacional.
Segundo a Ford, essa data foi escolhida para celebrar o sucesso comercial do modelo Corcel por ser o mesmo dia apontado para homenagear o cavalo Corcel. A raça é tradicional nos Estados Unidos e cultuada pela valentia, coragem e fidelidade ao homem, qualidades que descrevem o modelo da montadora estadunidense.
- Presente no dia das mães: veja as tendências no Paraná
- Rondonense conquista o título de campeã brasileira de jiu-jitsu
CRESCIMENTO
Contextualmente, o Ford Corcel surgiu em um período de grande crescimento econômico e mudança social no Brasil. Com seu design moderno e desempenho confiável, tornou-se um símbolo de status e mobilidade para muitos brasileiros.
Sua versatilidade, combinada com uma condução suave e confortável, o tornou popular tanto nas áreas urbanas quanto rurais.
- O Corcel no Brasil de 1968 a 1986 com 1.4 milhões de unidades. Foi eleito pela Revista Auto Esporte o Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979.
“Para aqueles que têm um Ford Corcel, o sentimento é de nostalgia e admiração”, comenta Nelso Bassani, do Toledo Automóvel Clube. Segundo ele, o Corcel é mais do que apenas um carro: “é uma conexão com o passado, uma lembrança dos dias de glória da indústria automobilística nacional”.
No Dia do Ford Corcel, os apaixonados por carros clássicos se reúnem para compartilhar histórias, exibir seus veículos impecavelmente restaurados e celebrar a herança automotiva do Brasil.
“Parabéns a todos os proprietários de Corcel, em especial aos participantes do grupo Toledo Automóvel Clube”, celebra Bassani.
No grupo de Carros Antigos Toledo Automóvel Clube tem 7 proprietários de Corcel que estarão Expondo suas Relíquias no Terceiro Encontro de Veículos Antigos dia 23 de junho no Lago Diva Paim Barth