Dia Mundial da Atividade Física: combater o sedentarismo é promover a saúde

Estimated reading time: 3 minutos
Combater o sedentarismo é um dos objetivos do Dia Mundial da Atividade Física – celebrado na data de 6 de abril. Para ter mais qualidade de vida é preciso cuidar da saúde. A atividade física coloca o corpo em movimento.
Foi a Organização Mundial de Saúde (OMS) que instituiu a data. O dia tem como objetivo incentivar, lembrar e reforçar as pessoas que a prática da atividade física deve fazer parte do cotidiano.
“A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e para promoção de saúde”, reforça a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, Fernanda Michelan. “Ela representa todo e qualquer movimento corporal com gasto energético, podendo ser atividade de âmbito de lazer e/ou até mesmo ir a pé ou de bicicleta para a escola, praticar atividades durante o trabalho, trabalhos domésticos, assim como esportes em geral”.
Fernanda destaca que as pessoas que desenvolvem algum tipo de atividades física podem reduzir riscos de doenças cardíacas, pressão arterial alta, diabetes. Além disso, a atividade física é importante para a saúde física, mental e social ao decorrer da vida.
COMBATER O SENDETARISMO – Optar pelo sedentarismo pode desencadear uma série de malefícios a saúde. “O estilo de vida sedentário é prejudicial e pode favorecer o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose e lipídios no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes”, alerta.
Para quem deseja sair do sedentarismo a profissional cita que basta dar o primeiro passo e ser persistente. “Oriento sempre começar com atividades que geram prazer e alegria, o mais importante é a frequência de atividades, escolher atividades aeróbicas como caminhar, andar de bicicleta, correr, nadar, entre outras”.
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA – A pandemia de 2020 reforçou a importância da prática de atividade física e exercício físico ao mostrar os benefícios, tanto físico e mental, para a população do mundo todo. “Saliento que aquelas pessoas que praticavam atividade física regularmente demonstraram um menor risco à saúde em geral. A atividade física é fundamental para uma vida saudável e deve ser praticada regularmente em qualquer faixa etária, desde que seja adaptada às necessidades e características de cada pessoa”, conclui.
Da Redação
TOLEDO