Dia Mundial do Meio Ambiente: município inicia ações do Junho Verde

É possível o progresso acontecer sem trazer danos a natureza? Na data de 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data representa um marco criado pela Organização das nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a conscientização da sociedade e adoção de políticas efetivas de proteção ambiental. Em Toledo, as discussões e ações acontecem durante todo o mês de junho.

Para que ocorra o desenvolvimento das nações aconteça de maneira efetiva não pode ocorrer a poluição dos rios, a extinção de nascentes, o desmatamento das florestas, as práticas de atividades sem as devidas licenças ambientais, os descartes ilegais de resíduos sólidos, entre outras ações humanas que impacto no ecossistema como um todo.

Toledo trabalha a data de maneira mais ampla. “Desde 2017, com a implementação da lei o município tem o Junho Verde”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto. “Passamos o mês discutindo e promovendo ações voltadas a conscientização e educação ambiental”.

As atividades, segundo secretário iniciam no domingo (4) com uma feira de adoção de animais, recolha de materiais eletrônicos e óleo de cozinha. No Dia Mundial do Meio Ambiente – segunda-feira (5) – uma equipe da Secretaria irá participar de uma mesa redonda durante o evento da Semana do Meio Ambiente de 2023 promovido pela UTFPR de Toledo. Além disso, terão visitas ao aterro sanitário, lançamento de uma projeto na área de logística reversa com a recolha de capsulas de café, visitas nas trilhas ecológicas, entre outras ações.

ERSAU – “Encerramos as atividades com o Ersau que é o nosso Encontro Regional Sul de Arborização Urbana”, destaca o secretário ao enfatizar que, no momento, acontece a revisão do Plano Municipal de Urbanização. O VI Ersau terá como tema a “Arborização e suas interfaces: caminhos para uma cidade resiliente” e será realizado junto à Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a Prefeitura Municipal de Toledo por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho no Centro de Eventos Ismael Sperafico. O encontro tem como propósito contribuir com a melhoria da gestão da arborização urbana, especialmente, pelas prefeituras. Além disso, visa incentivar a formação de novos profissionais e apresentar exemplos em inovação e tecnologia que possam colaborar com a resiliência dos municípios.

UTFPR promove Semana do Meio Ambiente

Nos dias 5 a 7 de junho acontece a Semana do Meio Ambiente de 2023 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Toledo. O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial de Meio Ambiente e contará com atividades como palestras, mesas de discussões, oficina de compostagem e a visita ao Horto Municipal.

“As temáticas envolvendo as palestras foram organizadas para contemplar as diversas áreas de ensino relacionadas à questão do Meio Ambiente”, explica o presidente da Comissão Local da Política Ambiental e do Plano de Logística Sustentável, Rafael Davis. “O objetivo principal do evento é chamar a atenção da comunidade de Toledo e região a respeito dos problemas ambientais, assim como contribuir com a sensibilização da importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais”.

Podem participar do evento acadêmicos, docentes, técnico-administrativos e demais interessados na temática do evento. A programção é gratuita e a inscrição será realizada antecipadamente pelo formulário disponível no portal da UTFPR – Campus Toledo – portal.utfpr.edu.br/toledo – ou pelas redes sociais da universidade: https://www.instagram.com/utfprtd/  ou   https://www.facebook.com/UTFPR.TD/  ou  https://twitter.com/utfpr_td.  Algumas atividades têm vagas limitadas!

COMISSÃO CENTRAL – Davis relata que a UTFPR possui uma Comissão Central e cada campus possui uma ‘Comissão da Política Ambiental e do Plano de Logística Sustentável’. Essa comissão tem como objetivo a implementação de Políticas Ambientais e de Sustentabilidade dentro da instituição. Ela visa otimizar o consumo e o uso de recursos naturais. Além disso, a Universidade objetiva formar profissionais qualificados e que sejam conscientes e comprometidos com o Meio Ambiente. 

 “É importante destacar que essa sensibilização precisa ser construída no espaço escolar e universitário para que, futuramente, esses profissionais levem esse conhecimento para seu espaço de trabalho e, consequentemente, levem para toda a sociedade”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.