Dia, Semana, Mês do consumidor: data é amplamente aproveitada pelo comércio

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado na data de 15 de março. Muitos empreendedores aproveitam para alavancar as vendas com descontos, ofertas e formas de pagamento diferenciadas. Com o passar dos anos, o dia virou semana e até mês de promoções.

Com o intuito de fomentar as vendas no primeiro trimestre do ano, o comércio aproveitou o Dia do Consumidor – data que cai no mês de março – para turbinar a comercialização de produtos e serviços. O Dia do Consumidor passou a ser a Semana do Consumidor e até mesmo o Mês do Consumidor – com promoções durante os 31 dias de março.

O comércio de Toledo prevê mais que o dia 15 de março para turbinar as vendas. A vice-presidente de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori de Souza, conta que existe uma programação para melhor atender a clientela. “O comércio se preparou para esta semana com lives, promoções, encontros com clientes e ainda presentes. Esperamos os consumidores sempre em nosso comércio de Toledo. Estamos sempre trabalhando para fazer o melhor pelos consumidores de Toledo”, enfatiza.

Francielle destaca que o consumidor local tem motivos para comemorar a data. “Temos um comércio sempre pronto para atender e estar atento ao que o cliente precisa”, destaca em relação ao município. “Sem contar que temos uma das maiores campanhas de prêmios do Paraná”.

RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDOR E COMERCIANTE – Diversos fatores envolvem uma compra. Adquirir um produto, contratar um serviço, consumir algo vai além da necessidade, envolve qualidade, atendimento, ambiente, sensação de bem-estar, entre outros, por isso, existe a constante preocupação por parte dos empreendedores em atender as necessidades e expectativas dos clientes, o desafio é ir além, é superar.

“Para manter uma boa relação, estamos trabalhando com treinamentos para o atendimento do nosso consumidor, inclusive cursos de lideranças para sempre treinar nossos gerentes, líderes e suas equipes. Também premiamos nossos consumidores com várias campanhas de prêmios para fidelizá-los ao comércio local”.

IMPORTÂNCIA DO CONSUMIDOR – A vice-presidente de Comércio da Acit cita que é constante o trabalho para enaltecer a importância do consumidor, pois só existe o produto, o serviço, se tiver demanda, se tiver interesse, se tiver quem irá consumir.

“Entendemos que o consumidor que nos mantém. Com isso precisamos compreende-los. Temos um grupo na Acit chamado Fundo de Promoção que reúne lojistas do comércio e com a colaboração de parceiros fomentamos as campanhas promocionais para premiar os clientes que compram no comércio de Toledo. Com certeza uma forma de valorização justa pelo que fazem por Toledo”, conclui.

Relações de consumo são debatidas desde antes de Cristo

O Dia do Consumidor foi comemorado pela primeira vez no ano de 1983. A data foi escolhida devido um discurso do presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, em 1962, na ocasião foi evidenciada a fundamentação dos direitos dos consumidores. O Brasil segue o mesmo padrão mundial em relação a data.

O historiador, Marco Antonio, cita que apesar do Dia do Consumidor, nos dias atuais, estar mais relacionado as ofertas, descontos e promoções, vale destacar que a importância da essência da data que envolve o conhecimento em relação aos direitos, deveres e a concretização de relações justas entre fornecedores/comerciantes/varejistas e consumidores.

“Manter relações transparentes e justas é uma ação que se constrói ao longo do tempo. É preciso sempre atender bem, ofertar qualidade no que se oferece e entrega, além de manter a credibilidade. Problemas podem existir e fazer valer os direitos, aquilo estabelecido em lei deve e precisa ser levado em consideração”, aponta.

O INÍCIO DO MERCADO – Segundo o historiador, existem indícios de que antes de Cristo já eram previstas normas de proteção, estabelecidas em códigos, que previa punição e multa para quem entregasse algo diferente do que havia sido acordada entre as partes. Ele pontua que determinadas regras que, mesmo de maneira indireta, tinham o intuito de proteger o consumidor.

“Ao analisar todo o contexto, trazemos o exemplo de Roma: estudos apontam que no Império Romano existiam diversas leis que garantiam a intervenção do Estado no comércio. Em Roma – no período de Diocleciano – especialmente, nas regiões conquistadas as práticas de controle de abastecimento de produtos, além de determinar via decreto o congelamento dos preços eram ditas como regras de consumo”, explica.

ORIGEM DO DIREITO DO CONSUMIDOR – Antonio comenta que o Direito do Consumidor teve origem nas sociedades capitalistas centrais: nos Estados Unidos da América, Alemanha, França e Inglaterra. “Apenas recordando que os primeiros relatos das legislações protetivas dos direitos dos consumidores foram registradas após o pronunciamento do presidente John Kennedy ao Congresso Norte Americano. O discurso envolveu aspectos importantes nas questões voltadas a proteção dos direitos dos consumidores, pontos que envolveram desde preços justos, segurança nos produtos e serviços entre outros”.

DIREITO DO CONSUMIDOR NO BRASIL – No Brasil, existem indícios em relação a proteção do consumidor, mesmo de forma discreta, ainda nos tempos imperiais. O historiador salienta que as primeiras discussões sobre proteção do consumidor ocorreram em meados dos anos 60. Ele ainda cita que as discussões voltadas as preocupações com as relações de consumos surgiram nas décadas de 40 e 60, neste período, foram criadas várias leis regulamentando aspectos de consumo.

IMPORTÂNCIA COMO CONSTITUIÇÃO – “Foi em 1988 que a proteção do consumidor ganhou importância com a Constituição Federal. Com ela foi consagrada a proteção do consumidor como garantia constitucional, além de princípio norteador da atividade econômica. Vale destacar também a edição do Código de Defesa do Consumidor, pois com ele os direitos do consumidor passaram a ser consolidados e foi possível acompanhar o avanço e as mudanças da relações entre os fornecedores e os consumidores, isso no que se refere a parte jurídica, a parte legal, afim de promover o equilíbrio e a transparência. O mercado do consumo não é ‘engessado’, com o tempo as mudanças ocorrem e é preciso acompanhar”, finaliza.

RANKING DE RECLAMAÇÕES

Em 2021, os assuntos financeiros foi área com o mais elevado número de reclamações formalizadas na unidade do Procon de Toledo – isso foi algo inédito no comparativo dos anos anteriores (quando o setor de ‘telefonia fixa e móvel era o campeão de reclamações registradas no Procon de Toledo. O principal assunto que causou o aumento das reclamações dessa área, em 2021, foram os empréstimos consignados não solicitados – quando, sem qualquer solicitação prévia do consumidor, o banco/financeira realiza um depósito na conta do aposentado/pensionista do INSS e depois começa a descontar as parcelas desse empréstimo do benefício.

Da Redação

TOLEDO

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