Diplomação de políticos eleitos na Comarca de Toledo está encerrada
Estimated reading time: 8 minutos
A diplomação dos candidatos eleitos é um passo definitivo para oficializar os resultados das urnas e autorizar os eleitos a assumirem seus mandatos em 1º de janeiro de 2025. A Comarca de Toledo promove as solenidades nesta semana. Na última terça-feira (17), prefeito, vice-prefeito e vereadores do Município receberam os seus certificados. Ontem (18), os candidatos eleitos da Zona Eleitoral 148ª foram empossados. Vereadores, vice-prefeitos e prefeitos de Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras e Tupãssi receberam o documento que os habilita ao exercício de seus cargos.
O diploma é um registro oficial que inclui o nome do eleito, a legenda partidária ou coligação pela qual concorreu, o cargo alcançado ou a designação como suplente. Além disso, outros dados podem ser acrescentados, dependendo do critério da Justiça Eleitoral. A solenidade é um ato regulamentado pelo Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965) e realizado sob a responsabilidade de cada junta eleitoral.
De acordo com o juiz eleitoral da Zona Eleitoral 148º Sérgio Laurindo Filho, o processo eleitoral foi ‘limpo’ nos municípios. “Nas reuniões promovidas com os políticos e suas equipes ressaltamos a importância de se fazer uma eleição ‘limpa’”. A Justiça Eleitoral promoveu a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz” com orientações para contribuir com a realização de eleições inclusivas, livres de desinformação e discursos de ódio.
Filho enfatiza que o processo eleitoral na Comarca de Toledo foi limpo e justo. “A solenidade de quarta-feira confirmou os eleitos e, a partir dessa solenidade, os candidatos eleitos podem tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025. Para tomar posse, eles precisam ter o diploma em mãos”.
O juiz eleitoral complementa que participar da diplomação significa que o candidato foi eleito legalmente e todo o seu registro ou a documentação estão em dia. “O candidato foi aprovado pelas urnas e pela população”.
DIPLOMAÇÃO – Conforme Filho, o trabalho durante o período eleitoral é incessante. “Mesmo após a solenidade de diplomação, há previsão de recursos. O candidato eleito pode argumentar que o certificado não foi entregue de maneira adequada e pode entrar com um recurso contra a expedição do diploma. Todo o passo do processo eleitoral cabe recurso”.
Na oportunidade, o juiz eleitoral afirma que dia 20 de dezembro entregará o seu cargo. “Estou como juiz eleitoral há dois anos e a experiência foi boa. Me preparei para as eleições e acredito que por conta das reuniões tivemos um processo eleitoral mais pacífico e menos trabalhoso. É uma vitória de todos os trabalhadores, da minha equipe e dos demais participantes no processo eleitoral. Entrego o cargo com a sensação de dever cumprido”.
AVALIAÇÃO – O promotor de Justiça Giovani Ferri considera que a diplomação do candidato eleito é um ato formal e legítimo. “Os pleitos na Zona Eleitoral 148ª foram tranquilos. A partir de agora, espero que os candidatos possam exercer suas funções com responsabilidade e zelo. Eles devem agir e falar em nome da sociedade e sempre com responsabilidade”.
Para a chefe de cartório da 148ª Zona Eleitoral Lucia Midori Takano, o processo eleitoral foi considerado trabalhoso e, principalmente, um trabalho em equipe. “O cartório eleitoral com todos os servidores requisitados, os mesários, os colaboradores, os colaboradores, o juiz eleitoral e o promotor de Justiça. A avaliação é a melhor possível. Nós entregamos para a sociedade o que demandava, que era justamente as eleições limpas. As pessoas que receberam votos são as escolhidas pelos eleitores e estão sendo diplomadas”.
Lucia acrescenta que o processo eleitoral ainda precisa passar por melhorias, porém os profissionais entregaram as demandas para a sociedade. “As melhorias estão relacionadas com títulos cancelados, biometrias ou filas durante as eleições. De maneira geral, o pleito foi tranquilo”.
Melhorias
Jacir Danelli é prefeito eleito para o município de São Pedro do Iguaçu pelo PODE nas Eleições 2024. Ele nasceu em Cascavel, tem 50 anos e é comerciante. “Assumo à Prefeitura pela primeira vez. E é um orgulho muito grande representar o meu município”. Danelli afirma que em sua gestão fará o melhor para a população local. “Fazer o melhor também para a equipe do Executivo. Pretendo oferecer os melhores quatro anos para a população de São Pedro do Iguaçu”. O prefeito eleito complementa que o seu primeiro objetivo enquanto gestor da cidade é melhorar o aspecto da cidade. “Além disso, pretendo reduzir o valor do IPTU logo no começo do meu mandato; as estradas rurais também precisam de manutenção e colocar asfalto no interior e na cidade”. O prefeito ainda pretende minimizar o déficit de moradia em São Pedro do Iguaçu.
Continuidade
Lucian Aluisio Dierings, mais conhecido como Gugu, é prefeito eleito para o município de Ouro Verde Do Oeste pelo Cidadania nas Eleições 2024. Ele nasceu em Toledo, tem 35 anos e é analista de sistemas. “A diplomação é um marco histórico e valida a eleição. Assim, todos os candidatos eleitos podem tomar posse no dia 1º de janeiro. Ser o prefeito reeleito é uma alegria. Isso demonstra que a população esteve conosco nas urnas e possibilitou dar continuidade ao trabalho já em execução”. Gugu complementa que na segunda gestão pretende construir novos projetos no começo do ano de 2025. “Novos ajustes serão realizados na ‘casa’. Vamos analisar o orçamento para organizarmos a ‘casa’ e assim trabalharmos com tranquilidade nos próximos anos. Iremos zelar pelo dinheiro público, o aplicando em políticas públicas que beneficiam a nossa população”.
Responsabilidade
Jose Carlos Mariussi, mais conhecido como Cal, é o prefeito eleito para o município de Tupãssi pelo PL nas Eleições 2024. Ele nasceu em Toledo, tem 57 anos e é agricultor. “Já fui prefeito de Tupãssi e fiquei oito anos fora da política. Naquela época tinha feito a minha parte. Decidi retornar a política neste ano, dialoguei com a minha família e lancei o meu nome para ser novamente o prefeito de Tupãssi. Agora eleito quero montar o meu time; a minha vida particular ficará um pouco de lado e cuidarei da população com responsabilidade”. Ele complementa que os oito mil habitantes de Tupãssi almejam por mudanças e melhoram a qualidade de vida. “No período em que estive fora da política estudei e aprendi muito. As legislações mudaram no período e procurei me atualizar, mas quero aprender ainda mais com o meu time. Uma equipe considerada vencedora por mim, pois são pessoas de extrema confiança minha”. Uma das pastas que deve passar por melhorias de imediato é a Saúde. “Quando visitamos as famílias, elas solicitam por melhorias neste setor. Limpeza pública e outra demanda que pretendo fazer mudanças. Eu não quero culpar o prefeito anterior do que fez ou deixou de fazer, ao ser eleito, eu assumi os desafios e vou superá-los. Não vou falar mal de ninguém, vou utilizar o meu time para atingir os meus objetivos”.
Análise
Franco Maria Alves Cabral é o prefeito eleito para o município de São José das Palmeiras pelo PSD nas Eleições 2024. Ele nasceu em São José das Palmeiras, tem 37 anos, e é servidor público municipal. “A diplomação é importante e ela celebra a vitória nas urnas; demonstra que estamos aptos e assumir o cargo. O nosso município é considerado pequeno e principal desafio para a gestão é a Educação. O meu objetivo é zerar a fila do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei)”. Franco Cabral que estava como vice-prefeito realiza o processo de transição. “Estamos planejando o começo do próximo mandato, pois apesar de ser vice, não tínhamos o conhecimento geral. Estamos analisando as documentações e idealizando o futuro de uma forma inteligente. O município tem poucos recursos financeiros e é preciso analisar os investimentos”.
Da Redação
TOLEDO