Do desperdício à mesa: uma transformação do prato

Um prato colorido e nutritivo é fundamental para a formação de um adulto saudável. Ter acesso a uma boa alimentação é um direito do cidadão, mas não são todas as pessoas que conseguem montar um cardápio com vários tipos de verduras, frutas ou legumes. A alimentação é um tema que pode desenvolver o sentimento de aflição, pois em uma ponta, alguém sem condição financeira de ter uma alimentação balanceada; na outra, o desperdício!

O desperdício de alimentos é uma realidade, de acordo com a Agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Aproximadamente 30% da produção de alimentos mundial é desperdiçada. As perdas acontecem durante a produção, no transporte, no armazenamento, na distribuição e no consumo de alimentos. Por outro lado, a fome e a insegurança alimentar apresentam dados alarmantes, atualmente mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil (VIGISAN, 2022).

Acabar com a fome corresponde ao 2° dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), e reduzir o desperdício pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Com a finalidade de contribuir para a redução do desperdício de alimentos, em São Paulo, o Sesc implantou o Programa Mesa Brasil, um projeto de segurança alimentar e nutricional sustentável. Devido aos resultados positivos, a ação passou a ser realizada em outros estados. No Paraná, o Mesa Brasil acontece nos municípios de Londrina, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Francisco Beltrão, Curitiba e Cascavel. Atualmente, Cascavel atende 20 cidades da região Oeste, entre elas, Toledo.

Em Cascavel, o Programa iniciou em 14 de novembro de 2006. Desde o início do Programa foram coletados 3.212.425,884 Kg. Ao todo são 125 doadores eventuais e sistemáticos. Atualmente, 74 instituições são beneficiadas e 14.200 pessoas estão cadastradas. Em Toledo, o Mesa Brasil atende Aldeia Betesda, Ação São Vicente de Paulo, Casa de Maria e Associação Promocional e Assistencial (APA) – Lar dos Idosos.

Mesa Brasil é responsável por deixar o prato mais colorido e nutritivo de crianças e adolescentes – Foto: Graciela Souza

O gerente executivo do Sesc PR, unidade Toledo, Fernando Turim recorda que o Mesa Brasil teve papel relevante no período da pandemia. “Estabelecemos alternativas para fomentar o Programa. Nós fechamos parcerias com alguns mercados e a equipe do Sesc local passou a selecionar o alimento que seria descartado. Na sequência, ele era doado para a instituição. Ficamos oito meses com essa atividade”.

Turim lembra que o Sesc criou a Maratona Solidária neste período. “Vendíamos um kit com camiseta e fazíamos uma transmissão de um evento do Sesc. A inscrição era um alimento perecível, o qual também foi repassado para cada entidade”.

CONTRIBUIÇÃO – Para fomentar o Programa Mesa Brasil, o Sesc PR possui doadores em todas as etapas do sistema alimentar. O assistente social do Sesc PR Pedro Henrique Girotto Ribeiro explica que são agricultores que estão na produção até restaurantes que situam-se na comercialização de alimentos para o consumo. “No Programa, alimentos que estão próximos a data de validade e em estado avançado de maturação são rapidamente encaminhados para as instituições e pessoas cadastradas no Mesa Brasil, de modo a possibilitar o consumo e evitar o descarte de alimentos, atendendo aqueles (as) que mais precisam”.

O Mesa Brasil Sesc PR redistribui o alimento excedente ao consumo às instituições sociais cadastradas. O Programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta. O assistente social Pedro Henrique Girotto Ribeiro enfatiza que “o Mesa Brasil Sesc PR contribui para diminuir o desperdício de alimentos e da desigualdade social no país”.

Na região de Cascavel, o Programa recolhe aproximadamente 20 toneladas mensais e, anualmente, 250 toneladas de alimentos. São coletados legumes; frutas e verduras; frios e laticínios; grãos e cereais; enlatados e conservas; pães e massas e, carnes e derivados.

Em Toledo, uma das entidades beneficiadas é a Aldeia Betesda. Desde o ano de 2019, a entidade está cadastrada no Programa. A assistente social daquele local Renate Neumann Schewe Cardoso conta que os alimentos recebidos fazem a diferença ao público atendido. “Nós conseguimos diversificar o cardápio de quem participa do serviço de convivência da Aldeia. São crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos”.

Frutas, verduras, legumes, carne, peixe, frango, arroz, macarrão, feijão, café, biscoito, cuca e pão estão mais evidentes nos pratos das crianças e dos adolescentes. “No supermercado, o alimento pode ter manchas, estar amassado e ele não será tão aceito ou até mesmo procurado pelo consumidor. Para nós, o que importa é o valor nutricional e a equipe do Mesa Brasil realiza o controle de qualidade do alimento. Com isso, podemos ofertá-lo com segurança”.

A secretária executiva da Ação São Vicente de Paulo, Ivone Laguna, compartilha da opinião de Renate e complementa que as refeições estão mais completas. “Nós temos – constantemente –frutas, legumes ou verduras na mesa. São ingredientes essenciais para uma vida saudável”.

LOGÍSTICA – Para os alimentos chegarem até as mesas das crianças e dos adolescentes, o Programa Mesa Brasil Sesc PR, em Cascavel, possui duas equipes: uma estratégica e uma operacional.

A equipe operacional é composta por um motorista e dois auxiliares de serviços gerais. Esses colaboradores realizam a seleção, coleta e transporte de alimentos, das dependências dos doadores até as instalações do Programa e entregam em algumas instituições que não possuem condições de coletar no Mesa Brasil, como é o caso das entidades de Toledo.

A equipe estratégica contempla o assistente social, a nutricionista e a auxiliar administrativa, que são responsáveis por cadastrar e acompanhar as instituições sociais beneficiárias do Programa, realizar o controle das Boas Práticas de manipulação dos alimentos, a distribuição dos produtos e quantitativos dos mesmos que serão enviados para as instituições e para as famílias, a realização das ações educativas, entre outras atividades administrativas necessárias para o bom andamento do Mesa Brasil.

No esforço de diminuição da carência e do desperdício alimentar, empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias integram o Programa. O assistente social destaca que os empresários realizam a doação de alimentos e tem a segurança de que terão o destino correto. “Também existe a possibilidade do doador solicitar a dedução do ICMS de cada produto doado. Situação que não poderia ocorrer caso esses produtos fossem descartados”.

O Programa Mesa Brasil Sesc PR também oferta ações educativas em como aproveitar e armazenar o alimento. Além disso, o Senac oferta cursos na área de gastronomia. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR celebra 75 anos e reafirma a sua missão em contribuir com a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade. “Por meio da doação de alimentos, da promoção de ações educativas e da responsabilidade compartilhada entre doadores, entidades sociais e voluntários, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR colabora com o fim do desperdício, da fome e com o desenvolvimento econômico de cada local”.

Texto: Graciela Alves Souza

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.