Gotas de esperança: ação promove e incentiva a importância da doação de leite materno
Ele é o primeiro alimento para o bebê, possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além dos benefícios para o bebê, a amamentação também traz inúmeros benefícios para a mãe. Quando há possibilidade, essas mães também são incentivadas a doarem o leite para ajudar a nutrir crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe.
O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. O leite materno é o alimento padrão ouro para lactentes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o leite humano é capaz de reduzir até 13% de mortes evitáveis em crianças menores de cinco anos de idade.
Neste domingo (19) é celebrado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano e marca a Semana Nacional de Doação do Leite Humano. A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.
ATENDIMENTO
O Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide da Hoesp\Hospital Bom Jesus atende as necessidades da instituição e demais demandas da cidade e região. Porém, a nutricionista coordenadora da unidade Helena de Almeida Biet Mayer comenta que atualmente houve uma diminuição em 20% do estoque de leite recebido comparando aos meses de março e abril. Nos últimos dias 30 dias, o BLH recebeu um total de 190 litros de leite humano coletados. “É suficiente para atender a demanda interna no momento, entretanto a média mensal do BLH é em torno de 240 litros/mês”.
No Paraná, mais de 11 mil bebês receberam a doação de 21.325 litros de leite em 2023. Apesar da quantidade, ela ainda é insuficiente para atender a demanda de todas as UTINs. Por isso, o incentivo a doação de leite humano. Um ato de amor que pode salvar vidas. Estima-se que, a cada ano, 5,3 mil bebês paranaenses prematuros ou de baixo peso nasçam no Estado, o que corresponde a 11,2% do total de nascidos vivos. O número corresponde à média dos últimos três anos.
ASSISTÊNCIA
O Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide da Hoesp\Hospital Bom Jesus faz a coleta de leite humano e presta orientações e suporte às mamães. Helena conta que em abril foram realizadas diversas atividades para incentivar a amamentação e a doação de leite humano. “Foram mais de 800 atendimentos entre puérperas que tiveram bebê na Hoesp e em outros hospitais da cidade e região, gestantes, acompanhantes e profissionais da saúde para palestra de amamentação, mães de bebês na UTI Neonatal, visitas e coleta domiciliar de leite materno, entre outros”, complementa.
O Paraná possui 15 bancos de leite humano e 15 postos de coleta. Toda mãe que amamenta é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Qualquer quantidade disponibilizada pode ajudar. A enfermeira do Banco de leite humano Mayara Alves de Lima Rodrigues lembra que para doar a mãe precisa ter uma produção além do que seu bebê necessita. Neste caso, ela deve entrar em contato com a equipe do BLH através de uma visita ou até mesmo pelo telefone ou WhatsApp (45) 2103-2013.
“É necessário apresentar carteirinha de gestante, para avaliarmos os exames e preenchimento da ficha de doadora. Agendamos visita domiciliar para orientar como deve ser feita a coleta e o armazenamento do leite materno coletado a domicílio. Também entregamos os materiais necessários para a coleta. Fazemos a recolha do leite uma vez na semana no domicílio da doadora”, explica a profissional.
DOAÇÃO
O leite materno é padrão ouro da alimentação infantil. É um alimento que proporciona todos nutrientes para crescimento e desenvolvimento, com fatores imunológicos. Portanto, é único e inigualável. Para toda mulher que deseja amamentar, a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide está disponível para apoiar.
“Qualquer quantidade doado é importante de acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado”, conclui a enfermeira.
Com informações da AEN*
*Da Redação
TOLEDO