Doações de sangue garantem estoque para o feriado prolongado

Estimated reading time: 3 minutos

Neste ano o calendário contempla alguns feriados prolongados, como a Sexta-feira Santa, dia 18, Páscoa, no dia 20 e Tiradentes no dia 21. Com isso, esse recesso será mais longo proporcionando um período maior de descanso e passeios. Nesta época, as unidades da Hemorrede no Paraná também intensificam o apelo para a doação de sangue, buscando garantir a manutenção dos estoques durante o recesso.

Neste período, caracterizado pelo aumento de deslocamentos e atividades em família, historicamente é registrado uma maior demanda por sangue devido ao número elevado de acidentes e emergências hospitalares. Por isso, a manutenção dos estoques de sangue é essencial para garantir os atendimentos.

A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue), Vania Frigotto, lembra que o recesso prolongado no Estado já inicia na próxima quinta-feira (17), contudo, a Unidade de Toledo terá atendimento normal nesta semana até esta data. “Sexta-feira (18) e segunda-feira (21) não abriremos para coletas, mas o Hemocentro de Cascavel reforçará as coletas no sábado (19) para não faltar hemocomponentes”.

DEMANDA – Com isso, Vânia reforça a importância da população se programar e realizar o agendamento para fazer a doação de sangue. “As doenças crônicas e os acidentes não param, assim como as doações também não podem parar. Por isso, pedimos aos doadores que puderem vir essa semana que façam suas doações para garantirmos estoque para o período de recesso”, complementa.

Ela explica que a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue), está com poucas vagas abertas para doações e reforça a importância da doação de sangue O Negativo, por se tratar de doador universal. Vânia cita ainda que a Unidade de Toledo também supervisiona a Unidade de Coleta de Marechal Cândido Rondon (MCR) além e ter uma parceria com o Hemocentro de Cascavel.

“Desta forma, para essa semana foi ampliado o período de coleta de MCR, que geralmente é apenas nas segundas, quintas e sextas pela manhã. Por isso, já organizamos para coletarem em período integral, especialmente na quinta-feira nós estamos com agenda expandida coletando na capacidade máxima da Unidade”.

DOAÇÕES – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Com informações da AEN*

*Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.