Economista recomenda cautela na hora de comprar os doces de Páscoa

Diante deste cenário dos preços dos ovos de páscoa, o economista Jandir Ferrera de Lima destaca que o consumidor precisa avaliar o seu gosto pessoal. “Algumas pessoas possuem por determinadas marcas e tipos de chocolates. Já outras não possuem um gosto específico ou marca ou tipo de chocolate, então fica mais tranquilo até escolher o produto porque elas levam mais em consideração preço, a apresentação da marca ou a loja especializada”.

Para aqueles que têm preferência por uma marca específica ou um tipo específico de chocolate, o economista orienta fazer a pesquisa de preço. O valor entre os doces, em barra, ovo de chocolate ou até uma cesta de Páscoa pode variar significativamente entre um estabelecimento e outro. “Isso lembra muito a pesquisa do material escolar. Os preços variavam de 100 a 200%, as vezes na mesmo marca ou produto similar”.

Ele explica que a variação de preço muito grande vai desde o distribuidor, porque as revendas possuem, às vezes, distribuidores diferentes e, consequentemente, possuem outros custos. “Algumas empresas compram em quantidades significativas e possuem mais margem de negociação e conseguem repassar ao consumidor. Outro fator é que o preço do cacau no mercado internacional teve uma variação de preço importante em 2021. Em 2022, o preço segue estável, porém mesmo assim cabe lembrar que houve um aumento no barril de petróleo, o qual afetou os combustíveis e isso desencadeou um processo de aumento de preço generalizado em todas as cadeias produtivas e a do cacau não foi muito diferente. Os insumos também ficaram mais caros”, pontua o economista.

OPÇÕES – Para aqueles que não abrem mão de saborear e presentear um delicioso chocolate na Páscoa e sem gastar muito, uma boa alternativa é o chamado chocolate solidário. É o produto confeccionado por aquelas pessoas que buscam reforçar o orçamento familiar com a fabricação do doce em casa.

Em Toledo, há muitos empreendedores que aproveitam esse período para vender os ovos de Páscoa artesanais e com preços atrativos.

Quem considera o preço atrativo e produzir o ovo artesanal é uma tradição familiar é a professora Franciele Bock. “Em minha infância, recordo que minha mãe produzia os ovos e ela os escondia. Fazíamos uma caça aos ovos”, afirma ao complementar que quando ela ficou adulta passou a ser a ajudante de sua mãe. “Hoje eu produzo os ovos para o meu filho. Ele acredita no coelho da Páscoa e no domingo é uma diversão realizar a caça aos ovos”.

O economista Jandir Ferrera de Lima também lembra de outras opções mais em conta, que são as barras de chocolate ou caixas de bombons que são boas opções de presente sem comprometer o orçamento doméstico. “Nos casos em que o ovo de chocolate não é tão desejado, pode substituí-lo por barra ou outros doces que atendam o imaginário das crianças sem ocorrer endividamento ou gasto excessivo”.

O economista ainda reforça que é importante o consumidor se atentar que a Páscoa será praticamente na metade do mês de abril. Isso significa que três semanas depois será comemorado o Dia das Mães. “Não é interessante as pessoas se endividarem na Páscoa, principalmente, aquelas que pretendem presentear as mães, porque logo na sequência teremos outra data festiva e muito significativa no Brasil. Planejar os presentes é mais interessante para quem tem o orçamento curto e não quer se endividar no período”, esclarece.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.