De cara nova, edição da LDB de 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de participantes
A 13ª edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete começa nesta quinta-feira (20/06), com o início das disputas pelo Grupo B. Ao todo são 26 equipes, o maior número de participantes da história da competição que tem como objetivo fomentar o basquete no Brasil e descobrir novos talentos. Além do recorde de equipes, a LDB de 2024 estreia uma nova identidade visual.
Por sua representatividade e importância, Lucas Dias foi o escolhido como personagem. A silhueta do seu característico “fadeaway” agora está estampada no logo da LDB. “É uma coisa surreal, que nunca imaginei para minha vida”, afirmou o jogador do Sesi Franca, que conquistou o tricampeonato do NBB CAIXA na semana passada. Ele foi campeão da LDB em 2015, quando defendia o Esporte Clube Pinheiros.
Em relação ao campeonato de 2023, AEGB Goiânia, Cruzeiro Basquete, Liga Desportiva de Ponta Grossa e Maringá pintam como novidades.
Outro mudança importante é que agora 24 dos 26 participantes continuam até o fim das disputas por causa da criação de séries. Segundo o regulamento, são dois grupos com 13 clubes, sendo que as equipes classificadas em 1º ao 4º de cada grupo vão brigar pelo título na Série Ouro. Os times classificados em 5º ao 8º de cada grupo se posicionam na Série Prata. Por fim, os classificados em 9º ao 12º de cada grupo se enfrentam na Série Bronze.
A primeira fase tem seis sedes em duas janelas. Nesta quinta-feira (20/06) começam os jogos do Grupo B, com sede no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e no Ginásio do Sesi, em Pato Branco. As partidas do Grupo A têm início na terça-feira (24/06), no Paulistano, em São Paulo, e no dia seguinte, quarta (25/06), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília.
Na sede do Tijuca Tênis Clube, pelo Grupo B, vão jogar União Corinthians, Flamengo, Vasco/Tijuca, Botafogo, Sesi Franca e São José Basketball. Já em Pato Branco, estão o próprio Pato Basquete, além de Corinthians, São Paulo, Caxias do Sul Basquete, Campo Mourão e Maringá.
Pelo Grupo A, além do Paulistano, clube que vai sediar os jogos, estão Cruzeiro, Pinheiros, Mogi Basquete, Ponta Grossa e Cetaf. Por fim, em Brasília, também pela mesma chave, estão Bauru Basket, Unifacisa, AEGB Goiânia, Minas Tênis Clube, Cerrado Basquete, Basquete Cearense e BRB/Brasília.
+ Confira a tabela de jogos da etapa 1 (Grupos A e B)
A segunda etapa dos Grupos A e B acontece no mês de julho, em duas sedes com 13 equipes cada. A chave A será no Ginásio Antonio Prado Jr., casa do Paulistano, entre os dias 14 a 21 de julho. Já os jogos do B serão disputados no Flamengo, no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 19 de julho.
A competição tem como principal objetivo ser o “berçário” de craques para o NBB CAIXA e o basquete brasileiro. Ao longo de sua história, a LDB já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional da modalidade, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
Veja todos os campeões da LDB:
2011: Flamengo
2012: Bauru
2013: Flamengo
2014: Basquete Cearense
2015 Pinheiros
2016: Franca
2017/18: Paulistano
2018: Pinheiros
2019: Pinheiros
2020: Não foi realizada por causa da pandemia da covid-19
2021: Pinheiros
2022: Pinheiros
2023: Paulistano
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.