Secretaria de Educação de Missal comemora o nível de alfabetização
Durante a semana o município de Missal recebeu a confirmação de um ótimo resultado na avaliação de alfabetização na rede de Educação. Missal registrou 88,7% de alunos alfabetizados, atingindo o nível de alfabetização número 5.
Isso se reflete pelas ações desenvolvidas pela Equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, das Coordenadoras Pedagógicas das Escolas e pelo trabalho diário dos professores alfabetizadores nas suas turmas.
O processo de alfabetização é o período de inserção da criança no mundo letrado, quando ela tem acesso à leitura, à escrita e a interpretação das palavras, esse momento faz parte também do processo de humanização das crianças.
No ano de 2023, a secretária de Educação de Missal, professora Clarice Maria Grings Friedrich, aderiu ao pacto de colaboração “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, que contempla diferentes ações de educação em nível federal, estadual e municipal, incluindo a Avaliação de Fluência.
Depois dessa adesão, a coordenadora da Alfabetização e Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, professora Juliana de Morais Muller, estruturou os trabalhos junto as demais coordenadoras da Equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoras Pedagógicas das escolas municipais.
O trabalho desenvolvido visava o crescimento do número de alunos alfabetizados fluentes. Essas ações, se basearam em intervenções junto à equipe de gestão das escolas, visitas in loco para acompanhamento e mediação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores nas turmas de alfabetização.
Além disso, contemplou avaliações diagnósticas com devolutivas pedagógicas, bem como Encontros de Estudos e Planejamento trimestrais, com conteúdos que devem estar sob domínios do professor alfabetizador.
Autores afirmam que a qualidade e a complexidade ao sucesso pedagógico no processo de alfabetização, perpassa pela posse de saberes necessários ao professor alfabetizador, com destaque aos conhecimentos sobre desenvolvimento humano, sobre a língua e sobre a forma de ensinar.
Clarice comemorou o resultado e frisou que o destaque é fruto de muito trabalho dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal de Missal.
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