Educação reúne 800 educadores em encontro de formação continuada em Foz do Iguaçu

Professores integrantes do Formadores em Ação, programa de formação continuada oferecido pela Secretaria estadual da Educação (Seed-PR), participam até esta quarta-feira (06) da capacitação em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O evento começou na segunda-feira (04).

O Encontro Formadores em Ação 2023: Congresso de Formadores da Educação Básica reúne quase 800 pessoas ao longo dos três dias de evento. Destas, 520 são professores formadores que apresentam – em forma de oficinas – 80 trabalhos desenvolvidos por meio de boas práticas pedagógicas ao longo do ano letivo, como forma de incentivo ao desenvolvimento e aplicação de novas metodologias de ensino aos participantes, entre eles tutores, técnicos e coordenadores pedagógicos

Iniciado em julho de 2020, o programa consiste em grupos de estudo liderados por professores da rede estadual (professores formadores) e destinados a docentes da mesma disciplina ou área do conhecimento (professores cursistas). Durante os encontros, são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula.

“Nesta edição, o foco são os bons exemplos desempenhados pelos professores participantes do programa em termos de inovação, metodologias de ensino eficazes e comunicação assertiva em sala de aula. Com isso, tais práticas podem ser ampliadas, de modo a reforçar ainda mais a qualidade do ensino no Estado”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda.

O encontro oferece duas oficinas focadas na participação ativa dos estudantes nas atividades em sala, cujos temas são “Como o Estudante Aprende”, e “Como engajar para melhor aprender”. Neste congresso foram disponibilizadas 100 vagas para cursistas e, ao todo, serão discutidos 58 temas, entre os quais estão disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), novas disciplinas do novo ensino médio, além de grupos voltados para as plataformas educacionais.

“O Programa Formadores em Ação tem trazido resultados importantes para a educação do Paraná. Por meio da formação continuada, ministrada de professor para professor, o repertório pedagógico é enriquecido, promovendo a inovação educacional e garantindo um ensino de qualidade para os alunos”, explica Anderfabio de Oliveira, diretor de Educação da Seed-PR.

RECONHECIMENTO – O Programa é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) como um exemplo de desenvolvimento de professores, durante a pandemia, em uma publicação editada por Fernando M. Reimers, da Universidade de Harvard, e Renato Opertti, do Bureau Internacional de Educação (BIE) da Unesco.

Lançada em 2021, a obra (em inglês) intitulada “Aprendendo a reconstruir futuros melhores para a educação: Lições de inovação educacional durante a pandemia de Covid-19” contém um capítulo dedicado às competências digitais dos professores, com exemplos de programas de desenvolvimento profissional no Brasil, incluindo o Formadores em Ação. Esse capítulo, intitulado “Competência digital como um facilitador para o desenvolvimento profissional de professores”, foi escrito por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Da AEN

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