Educação é responsável por transformar a realidade da população
Estimated reading time: 4 minutos
Ezequiéle dos Santos Cordeiro nasceu e se criou em Toledo. Com 26 anos, a profissional na área de Educação, acompanhou o crescimento do município em tamanho, em números e em referência. Para ela, Toledo é desejável e, cada vez mais, valorizada, justamente porque entrega qualidade de vida, empregabilidade e educação de qualidade. “O crescimento em empreendimentos imobiliários e indústrias possuem um grande destaque em nossa cidade”.
A cidade é destaque em diversos segmentos, conforme Ezequiéle e ela optou por seguir na área da Educação. “Estudo desde o ano de 2013 e atuo desde 2017. O Município é rico em cultura e referência em muitos conteúdos que precisam ser aplicados aos alunos. Desse modo se torna fácil transformar o teórico em prática dentro da nossa cidade”.
Para a professora, Toledo é um município próspero em empreendimentos, empregos e investimentos. “E é por isso que o investimento em Educação é tão importante. No município formamos cidadãos com oportunidades, somos referência em Faculdades e Universidades. Isso transforma de maneira positiva a realidade da população jovem e adulta”.
PLANEJAMENTO – Ezequiéle explica que o trabalho na área da docência é sempre visando o futuro. Ela salienta que nada do que é aplicado apresenta resultado imediato. “É um processo. Por isso, ao nos planejarmos estabelecemos metas do que almejamos alcançar com os estudantes”.
Em seu trabalho, a professora procura priorizar a formação de um cidadão consciente da história e dos contextos em que a cidade se encaixa. “Incentivo a participação cidadã para que esteja ciente de seus direitos e deveres. Também procuro promover atividades que conscientizem a sustentabilidade”.
A professora destaca a necessidade de integrar a comunidade escolar com a cidade, sempre valorizando a educação, as indústrias, o turismo rural e, assim por diante. “Tudo isso com a meta de resultar em uma geração mais comprometida na melhoria e na continuidade do município”.
Como cidadã de Toledo, Ezequiéle pondera que algumas questões precisam ser revistas no que diz respeito ao setor de Segurança. “Como cidadã de Toledo, acredito que muitas pessoas pensam como eu. Sabemos de todo o contexto burocrático para distribuição das verbas entre os setores e conseguimos perceber onde está funcionando e onde há o que melhorar ou avançar em inovação. Nos últimos meses tem sido gritante o quanto tem acontecido episódios violentos em todo o município. Por isso, a necessidade de melhorias Segurança”.
AGRADECIMENTO – De maneira geral, a professora afirma que a cidade é um ótimo local para se viver. “São 72 anos de idade da nossa jovem cidade a serem comemorados. Momento que precisa ser aproveitado olhando para trás e agradecendo aos pioneiros que acreditaram no potencial de nossa região, que fizeram daqui seu lar e cruzar os dedinhos, desejando futuro próspero, farto e feliz para nosso município”.
Ezequiéle recorda que Toledo foi o refúgio de seus pais, seu avô e seus tios quando ela ainda estava no ventre de sua mãe. “Foi aqui que nasceu a esperança de um futuro melhor para todos eles. Aqui foi meu nascimento, das minhas irmãs e nossa criação. Aqui sonhei, estudei, trabalhei, realizei e continuo planejando meu futuro. Feliz 72 anos, nossa Toledo!”.
Da Redação
TOLEDO