Educadores de Toledo debatem e validam Referencial Curricular Próprio

Profissionais de Toledo do segmento da educação estiveram reunidos, no último final de semana, com o objetivo de debater e validar a implementação do Referencial Curricular Próprio. Este foi o tema central da Conferência Municipal da Educação sexta-feira e sábado (25 e 26) no câmpus 1 da Universidade Paranaense (Unipar) em Toledo.

A abertura ocorreu no auditório da universidade e teve explanações dos coordenadores sobre fundamentos teóricos, aspectos e componentes curriculares de suas respectivas áreas. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Renato Lada Guerreiro.

GT’S – No dia seguinte, nos períodos matutino e vespertino, o debate foi aprofundado com a formação de 12 grupos de trabalho para os quais os participantes foram direcionados conforme sua área de atuação. Por estarem em maior número, os profissionais da Educação Infantil ficaram no auditório e os dos demais segmentos (Arte, Ciências, Computação, Educação Física, Ensino Religioso, Educação Especial, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional) foram para ambientes menores – ao fim deste processo, os presentes validaram o Referencial Curricular Próprio.

As bases do Referencial Curricular Próprio estão contidas em dois documentos (um para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais), que já se encontram em consulta pública antes da conferência. Este documento começou a ser elaborado em junho de 2022 durante a formação continuada a professores de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), quando se percebeu a necessidade de se elaborar um currículo próprio, em atendimento à Deliberação n.º 01/2019, do Conselho Municipal da Educação (CME).

REFORMULAÇÕES – A partir desse debate, observou-se que as propostas pedagógicas – geral e específica de cada disciplina – também precisavam ser reformuladas, levando em conta as demandas relacionadas às tecnologias, como o letramento digital e o uso mais eficaz dos dispositivos tecnológicos viabilizados e disponibilizados pelo programa Aluno Conectado. Em 2023, durante os meses de abril, junho e julho, ocorreu um processo de formação e colaboração, envolvendo professores, coordenadores e diretores das unidades da rede municipal de ensino, trabalho coletivo cujo resultado foi apresentado na Conferência Municipal da Educação.

De acordo com a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, a validação do Referencial Curricular Próprio representa um marco histórico para a rede municipal de ensino. “Este processo é fruto de um esforço que partiu tanto dos professores que estão em sala de aula quanto daqueles que estão na equipe da Secretaria da Educação, os quais, após várias discussões, sistematizaram o conteúdo aprovado na conferência. A partir de agora, todo este ecossistema de inovação poderá ser implementado em nossas escolas e Cmeis, favorecendo o surgimento, nestes espaços, de um ecossistema de inovação, com novas metodologias e processos avaliativos adequados às novas tecnologias”, avalia.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.