Eleições: Caciopar lança revista e incentiva o voto consciente

A eleição de 2022 é considerada uma das mais importantes para o Brasil, pois definirá os rumos do país para o futuro. A região Oeste se mobiliza para levar informações ao eleitor que possam ajudar a melhorar a representatividade da região nas casas legislativas. A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) lançou, neste mês, a revista Eleições 2022. O material traz uma radiografia eleitoral do Brasil e de suas regiões.

De acordo com o presidente, Flávio Furlan, a Caciopar iniciou a preparação da eleição com um encontro empresarial, em São Miguel do Oeste. Nele, o advogado especialista Ruy Fonsatti explanou sobre as mudanças na Legislação. “Essas informações estão em nossa Revista. É um material especial para as eleições de 2022”.

O material traz a história da eleição, do voto e uma série de informações importantes que darão o direcionamento aos eleitores da região Oeste. “Na Revista, ressaltamos a importância de termos a representatividade tão desejada na Assembleia Legislativa. Será um trabalho realizado com as 46 Associações que compõem a nossa Coordenadoria”, afirma Furlan.

VOTO CONSCIENTE – O presidente da entidade destaca que a defesa da Caciopar é que se tenha um voto consciente e que as pessoas compreendam a necessidade – de efetivamente – votar em candidatos que tenham a chance de atingir o êxito e os municípios da região.

“Nós contamos a história das eleições e do voto; trazemos uma série de informações importantes que dão o direcionamento aos eleitores do Oeste e ressaltamos a importância de termos a representatividade tão desejada”, menciona Furlan ao enfatizar que o trabalho foi realizado com as 46 Associações que compõem a Coordenadoria.

A região tem quase um milhão de eleitores e a publicação revela a soma exata de cada um dos 50 municípios do território. O presidente da Caciopar salienta que a Revista fala sobre a necessidade da região assumir o protagonismo para o futuro desejado. “Algumas alterações ou novidades na legislação eleitoral e, ao mesmo tempo, ressaltar a importância do voto consciente e da necessidade de termos verdadeiros representantes da classe empresarial e produtiva da nossa região”.

AVALIAÇÃO – Após análise dos dados das eleições passadas, Furlan destaca que foi possível verificar a enorme quantidade de votos direcionados para candidatos sem ligação ou compromisso algum com as demandas regionais. “Nos últimos quatro anos, tivemos apenas sete representantes na assembleia estadual e estamos findando o mandato dos deputados com apenas quatro representantes na esfera federal. Mas teríamos capacidade para eleger praticamente o dobro de representantes se houvesse maior diálogo entre a sociedade organizada”.

Há décadas, a Caciopar e as suas Aces realizam companhas de conscientização para mudar esse panorama. “Por muitas vezes, fomos severamente criticados por defender candidatos locais em detrimento de representantes de outras regiões. Mas, a história já nos ensinou que é necessário o voto regional e a efetiva representatividade. A importância do voto consciente nas Assembleias Legislativas”.

CAMPANHA PERMANENTE – A Revista passa a reforçar o acervo da Caciopar em uma campanha permanente para orientar o eleitor sobre bem escolher e de assegurar à região a representatividade política que ela merece ter nas casas legislativas.

A revista Somos Oeste, especial Eleições 2022, foi oficialmente apresentada o dia 1º de setembro, em reunião on-line das quatro microrregionais e diretoria da Coordenadoria, pelo ex-presidente e atual diretor de Comunicação Mario César Costenaro.

“Temos o poder de fazer chegar a nossa voz a todos os cantos do território. Uma voz que luta e defende os que nos são caros e próximos”, afirma Mario, dizendo que esse material que chegará física e digitalmente nas mãos de um elevado número de eleitores amplifica a importância estratégica do voto em um regime democrático. Há muitos anos a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná dissemina ações informativas sobre os benefícios de uma boa representação política e de eleger pessoas realmente comprometidas com as causas e interesses da região”.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Bandeiras da Caciopar

– Ferrovia e suas extensões;

– Duplicação da BR-277 entre Cascavel e Matelândia;

– Rodovias melhores com pedágio justo;

– Estudar a melhor forma à reabertura da Estrada do Colono;

– Melhorar e ampliar a divulgação de produtos turísticos do Oeste;

– Aeroporto Regional;

– Conclusão da duplicação da 163 entre Cascavel e o Sudoeste;

– Revogação da legislação conhecida por Difal (diferencial de alíquota do ICMS);

– Elevar o limite de faturamento a empresas do Simples Nacional;

– Campanha permanente para melhorar a qualidade e a representatividade política do Oeste do Paraná;

– Compromisso com as reformas há tanto cobradas pela comunidade, como a tributária, a política e a administrativa.

Por que o Título de Eleitor é necessário?*

A inscrição eleitoral habilita o cidadão a participar da vida política de seu país. Além disso, o título é exigido em várias situações, tais como: tirar CPF (se maior de 18 anos), tomar posse em concurso público, tirar ou renovar passaporte, praticar atos para os quais se exija quitação eleitoral.

Quem é obrigado a votar?*

Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar.

E quanto ao voto facultativo?*

O voto facultativo não é obrigatório. Quando adotado dá ao cidadão a liberdade de escolher se quer votar ou não. No Brasil, o voto é facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. Essa modalidade de voto é adotada nos Estados Unidos e na maioria dos países europeus.

Qual é a data e o horário de votação e de justificativa?*

O primeiro turno da votação ocorre sempre no primeiro domingo do mês de outubro e, caso haja segundo turno, ocorrerá no último domingo do mesmo mês, das 8h às 17h. Neste ano de 2022, o primeiro turno será no dia 2 e o segundo turno no dia 30 de outubro. A justificativa pode ser feita no mesmo dia e horário das eleições, em ambos os turnos, quando o eleitor está fora da cidade onde vota.

Quais documentos são necessários para votar?*

É necessário levar documento oficial de identificação com foto. A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar o título em sua versão digital (e-Título) ou impressa para facilitar a identificação da seção eleitoral.

Posso votar com o meu celular ou qualquer outro equipamento de rádio-comunicação?*

Não. O eleitor não pode ingressar na cabina de votação com aparelhos de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras.

Como vou me lembrar dos números dos candidatos na hora de votar?*

Anote em um papel os números de seus candidatos já na ordem correta de votação e use esse papel como lembrete na hora de votar. Procure os números com antecedência.

Qual a diferença entre voto branco e nulo?*

Não há diferença entre voto branco e nulo para a contagem dos votos, pois ambos são excluídos da totalização dos resultados.

Onde consulto o meu local de votação?*

Consulte no site ou baixe o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store.

Como é feita a identificação do eleitor nas cidades com biometria?*

Após digitar o número do título de eleitor, o mesário pede ao cidadão que posicione o dedo no leitor biométrico para confirmar a sua identidade. O eleitor, então, poderá votar, sendo dispensada a sua assinatura na folha de votação. Caso não haja a sua identificação biométrica, por até quatro tentativas, o mesário confirmará alguns dados pessoais do eleitor. Nesse caso, ele assinará a folha de votação.

Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo?*

Sim, são eleições independentes. Lembre-se de justificar, dentro do prazo legal (60 dias, a contar da data da eleição), a ausência ao primeiro turno.

Qual o sistema de votação adotado para as eleições?*

Em todo o país, a votação é realizada por meio da urna eletrônica. Às 17h, quando é encerrada a votação, tem-se em cada seção o resultado daquela urna registrado em uma mídia, que é encaminhada para totalização.

* Fonte: Da revista Somos Oeste, especial Eleições 2022

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.