Em Hyogo, Paraná busca parcerias para aumentar intercâmbio de alunos e das universidades

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta sexta-feira (10) com o governador da província japonesa de Hyogo, Motohito Saitô, para apresentar a proposta de intercâmbio de estudantes da rede estadual, por meio do programa Ganhando o Mundo, além do fortalecimento da cooperação com as universidades estaduais paranaenses. O encontro foi em Kobe, capital da província, onde ele também se encontrou com o vice-governador Yasutaka Katayama.

Paraná e Hyogo têm um acordo de irmandade há mais 50 anos, que também se estende para algumas cidades – Curitiba e Himeji, Londrina e Nishinomiya, Maringá e Kakogawa e Paranaguá e Awaji. Os laços de amizade permitiram diversas parcerias entre os dois estados, que podem ser fortalecidas com novas cooperações.

“Hyogo é estado-irmão do Paraná há mais de cinco décadas, uma parceria que trouxe muitos frutos tanto para nós, como para a província. Queremos ampliar ainda mais esses laços para que beneficiem também nossos alunos da rede estadual e as cooperações das universidades estaduais”, afirmou o governador.

A proposta apresentada ao governador de Hyogo no âmbito do Ganhando o Mundo prevê que 10 estudantes paranaenses, com idade entre 14 e 17 anos, estudem por um período de dois a quatro meses na província japonesa. Da mesma forma, o Estado receberia 10 estudantes de Hyogo para um intercâmbio em igual período.

A Secretaria de Estado da Educação ficaria responsável por fornecer aos estudantes japoneses a acomodação em casas de família, a matrícula em uma escola pública, uniforme, o acompanhamento psicológico das famílias anfitriãs e o transporte dos adolescentes até as residências onde devem ficar. Já as despesas de viagem dos estudantes paranaenses ficariam a cargo do Governo do Estado, com exceção das escolas e da estadia, que seriam fornecidas pelo governo de Hyogo.

“O Ganhando o Mundo já levou nossos estudantes para o Canadá e a Nova Zelândia, está com inscrições abertas para a França e vai chegar a outros países”, explicou Ratinho Junior. “Seria muito gratificante que essa experiência também pudesse ser dividida com o Japão, aproveitando essa longa relação que temos com Hyogo. Além dos estudantes paranaenses que viriam para cá, nossa ideia é também receber alunos japoneses no nosso Estado”.

UNIVERSIDADES – Já a cooperação com as universidades busca o fortalecimento das Agências Regionais para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação (Ageuni), presentes nas sete instituições de ensino superior do Estado. O objetivo é estimular as vocações econômicas nos municípios em que estão presentes, para incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

A proposta é que a parceria abranja temas alinhados ao futuro das relações entre o Paraná e Hyogo, com o fortalecimento das iniciativas de cooperação entre as universidades públicas de ambas as regiões. Entre as prioridades está o apoio a empreendimentos de inovação, transição energética, segurança alimentar e mudanças climáticas.

Segundo o documento entregue pelo governador, a província de Hyogo tem uma economia industrial consolidada e inovadora, graças à atuação em sinergia das universidades e centros de pesquisa em uma com as demandas das empresas locais. “É isso que queremos para o Paraná, que nossas instituições de pesquisa estejam alinhadas com o setor produtivo, atendendo sua necessidade, para ampliar o desenvolvimento regional”, destacou.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes; o deputado federal Luiz Nishimori; o deputado estadual Marcel Micheletto; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter, e outros representantes do setor industrial paranaense.

Da AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.