Empregos temporários prometem aquecer economia local
O mercado de empregos temporários começará a se movimentar nas próximas semanas, isso impulsionado pelas contratações dos setores de Comércio e de Serviços. Conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), as empresas encontram no trabalho temporário uma alternativa para enfrentar os desafios e as incertezas econômicas.
A Associação pontua que muitas empresas observam que a contratação temporária passou a ser uma alternativa para manter a empregabilidade, conhecer novos talentos e abrir oportunidades para possíveis efetivações pela empresa. “E para o candidato, o trabalho temporário pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, uma oportunidade para aprender mais e aumentar sua experiência profissional”.
Em Toledo, o diretor do Departamento do Emprego e Relações do Trabalho, Rodrigo Souza, afirma que as empresas tendem a abrir mais vagas temporárias nos próximos meses. “Acreditamos que possam ser abertas aproximadamente 200 vagas temporárias, principalmente, ligadas ao comércio e em virtude das festas de final de ano”.
FUTURO – Souza salienta que a equipe da Agência do Trabalhador de Toledo procura fomentar novas vagas no mercado diariamente. “Buscamos encontrar pessoas com o perfil solicitado pela empresa, por mais que seja um momento atípico na economia”, pontua o diretor.
Ele avalia que o emprego temporário é o momento para gerar uma economia extra. Por isso, a orientação ao candidato é encaminhar o máximo de informação para o seu perfil ser avaliado. Para a empresa, a recomendação é também enviar o máximo de informação sobre a vaga. “A estimativa é ainda muito recorrente, devido ao fluxo ser muito rotativo”.
Em janeiro de 2024, diante da necessidade de vaga, Souza acredita que a maioria tem a possibilidade de permanecer, porém dependerá da dedicação de cada pessoa e o que ela pretende para o futuro. “Nós faremos as entrevistas e agendaremos os encaminhamentos. A possibilidade de atendimento e a condição de lidar com as pessoas é maior”.
No contrato de trabalho temporário, o período permitido é de até 180 dias, podendo ser prorrogado por até mais 90 dias. A contratação temporária tem um papel fundamental para aquecer a economia em 2023 e, segundo a Associação, para o 2º trimestre deste ano, os três setores que se destacaram nas aprovações foram o da indústria (60%), o setor de serviços (25%) e setor de comércio (15%).
PESQUISA – O tema empregabilidade também é um dos assuntos mais debatidos pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e por outras entidades do setor produtivo nos últimos anos na região.
O POD, com a colaboração da Caciopar e de outras forças organizadas da região, elaborou a pesquisa “Levantamento do perfil de vagas no Oeste do Paraná – PR” para conhecer com mais detalhes a realidade do emprego nos municípios da região.
A pesquisa já foi encaminhada pela Caciopar aos presidentes e executivos das 46 associações comerciais com a recomendação que a participação deles e dos associados é fundamental ao processo. “Empresário(a) do Oeste do Paraná, sua cooperação neste estudo fará toda a diferença na adoção das melhores estratégias”.
As entidades solicitam a todos da classe empresarial do Oeste do Paraná que dedique alguns minutinhos para responder a pesquisa. “A participação de cada um é fundamental para um diagnóstico mais fiel possível da situação. O estudo pretende analisar o mercado de trabalho nos municípios do Oeste do Paraná, identificando seus principais condicionantes”.
O objetivo é criar um diagnóstico atualizado sobre o emprego na região e buscar possíveis soluções, ações e estratégias. Além disso, as respostas devem englobar o cenário do último ano (2022). Clique no link para responder. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYFTEMabdRdQVID3vpO6XF3-7OSZFp4dL7Y0U5fhmJhpKtYQ/viewform). A pesquisa deve ser respondida até o dia 6 de outubro deste ano.
Da Redação
TOLEDO