3º Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue acontece em Toledo
Toledo irá sediar o 3º Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue. O evento acontece nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26) no auditório da Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), campus Toledo. A ação visa reunir servidores da rede Hemepar de todo o Estado.
“É uma alegria para nós – equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo – podermos organizar e sediar o 3º Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue”, cita a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue), Vania Frigotto. “A descentralização de um evento deste porte evidencia o respeito e a crença do Hemepar/Curitiba em possibilitar que unidades do interior possam mostrar seu potencial em desenvolver um evento tão importante para a rede no Estado todo. Nos sentimos lisonjeados”, destaca.
Vania explica que o evento terá como público servidores da rede Hemepar de todo o Estado, bem como, profissionais dos serviços hospitalares que compõe a 20ªRegional de Saúde e representantes da sociedade civil organizada que tem vinculação com grupos de doação. Segundo ela, o objetivo do Encontro é alinhar conceitos e ampliar as competências desses profissionais que são a ponte entre o potencial doador e o paciente internado.
O evento é um momento de alinhamento conceitual, compartilhamento de conhecimentos e, em especial, de encontro entre profissionais para troca de experiências. Para o funcionamento desse sistema de doação e transfusão é fundamental a realização de captação de doadores.
CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO – A captação de doadores de sangue, conforme Vânia, envolve um conjunto de ações voltadas a conscientização da população quanto à importância da doação de sangue, é a porta de entrada do ato transfusional, é a mediação entre a sociedade civil e a rede de saúde, desde o setor de coleta, passando pelo processamento, distribuição, procedimento transfusional e alta. Uma captação organizada, engajada e com conhecimento auxilia no ato transfusional, além disso, esclarece e sensibiliza a sociedade civil.
DESCENTRALIZAÇÃO DO ENCONTRO – O evento já foi realizada em Curitiba e Guarapuava. De acordo com Vania, Toledo foi escolhido por estar se destacando dentro do cenário da Hemorrede Paranaense. “Nos tornamos exemplo de gestão da qualidade, somos a Unidade de Coleta e Transfusão que mais coleta no Estado. Entre as demais UCT, coletamos mais que dois hemonúcleos e mais que o próprio Hemocentro de Guarapuava. Assim como forma de incentivo e reconhecimento pelo trabalho, fomos escolhidos para sediar o evento este ano”.
O 3º Encontro Estadual de Captação de Doadores de Sangue foi programado para ampliar as potencialidades dos profissionais que atuam nessa área direta ou indiretamente. A programação contará com temas como ciclo do sangue e a importância da captação, estratégias e redes sociais, relação com doadores, interação com doadores futuros, doador fenotipado, captação hospitalar, institucional e parcerias, comunicação oficial, doação de medula, captação extra muros, doação de órgãos, fidelização, cuidados na abordagem, entre outros.
“Teremos palestras presencias e três falas em ambiente virtual pela dificuldade de deslocamento dos palestrantes. Mas, elas serão em tempo real no auditório e será aberto espaço para discussões, a saber teremos fala da Dra. Eugenia Maria Amorim Ubiazi – HC Ribeirão Preto; Nagela Lima – Hemoce – Ceará e o ouvidor Geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia. Programamos momentos para discussão após todas as falas para que todas as dúvidas sejam sanadas”, destaca.
“Para realização deste evento temos dois diferencias em relação as primeiras edições, sendo: a participação dos profissionais vinculados aos serviços hospitalares e pessoas da sociedade civil organizada sejam grupos autônomos ou vinculados a empresas, que nos auxiliam diariamente na captação de doadores. Todo nosso respeito e agradecimento também a esse público”, pontua.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Outro ponto destacado por Vania é que o evento visa possibilidade de apresentação das experiências exitosas através de banners. “Muitas vezes, a rotina do trabalho faz com que esqueçamos que nossas ações são relevantes para muitas pessoas das quais geralmente nem sequer sabemos o nome, achamos que o que fazemos é simples e que certamente alguém deve fazer melhor. Mas, esquecemos que, às vezes, o que o colega de outra unidade precisa é apenas de uma ideia inicial para tentar mudar sua realidade, portanto, consideramos essencial um espaço para mostrar as ações que desenvolvemos, assim, na perspectiva de valorizar iniciativas propusemos a apresentação de banners, que ficarão expostos no saguão de entrada do nosso evento e esperamos que se torne rotina nos demais encontros que virão”, conclui.
Da Redação
TOLEDO