Encontro em Campo Mourão tem participação de líderes políticos da região

Evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Marcio Nunes e a vice-prefeita Fátima Nunes. Iniciativa teve a participação de 200 pessoas

Autoridades políticas da região Centro Ocidental do Paraná prestigiaram o terceiro evento “Liderança rural cultivando conexões”, realizado nesta quinta-feira (dia 9), no espaço Mourão Garden, em Campo Mourão. O encontro é uma iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o Sebrae-PR, e contou com 200 participantes. Esta edição encerra a primeira semana de uma série de 10 eventos, que serão realizados ao longo do mês de junho. Os primeiros dois eventos ocorreram em Pato Branco (dia 7) e Cascavel (dia 8).

PROGRAMAÇÃO: para conferir as datas e locais dos eventos, clique aqui.

Uma das formas de sensibilizar os participantes presente no evento sobre a importância de haver liderança e mobilização rural ao longo do evento é o resgate de grandes conquistas. “Vocês lembram o quanto nós sofremos com a soja transgênica? Chegamos a ter decreto proibindo a nossa exportação. Foi com nossa organização que conseguimos na Justiça a liberação para que o Paraná pudesse exportar e usar essa tecnologia que até hoje tem uma contribuição fundamental para que tenhamos produtividades entre as maiores do mundo”, exemplificou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O deputado estadual Marcio Nunes também lembrou do papel crucial que o apoio dos produtores rurais desempenhou nos últimos anos. “Não fosse pela grande parceria com o campo não tinha saído do papel o Paraná energia sustentável, não teríamos o Paraná reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação. Se temos conquistas, é porque temos um líder puxando essa iniciativa, que é o Sistema FAEP/SENAR-PR. E para seguirmos essa trajetória, precisamos formar novas lideranças, olhando para o que deu certo e inovando para superar os desafios que temos pela frente”, orientou o parlamentar.

“É uma honra participar desse momento, no qual estamos presenciando a formação de novas lideranças rurais.”, enfatizou A vice-prefeita de Campo Mourão, Fátima Nunes, que também é uma das integrantes da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural do município

A força do agronegócio e a oportunidade de ajudar a desenvolver novos líderes no setor foram mencionadas pela gestora de projetos do Sebrae-PR em Maringá, Beatriz Poletto. “O Sebrae tem uma pauta forte em liderança, e em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR estamos com a chance de atuar no segmento de liderança rural, que tem suas peculiaridades”, destacou.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nery José Thome, reforçou que o setor rural aprendeu, ao longo das décadas, que a organização é a única forma de superar os percalços que vão surgindo no caminho. “Viemos de uma safra de verão que trouxe prejuízos para a maioria absoluta dos produtores e é justamente um momento que vemos a união ainda mais forte. Aprendemos a duras penas que a organização é o único caminho para ocupar os espaços e vencer os desafios que estão por vir, seja eles quais forem, como altos custos de produção, pragas que surgem a cada safra”, enumerou.

Lourival Góes, presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná, parabenizou a iniciativa de despertar a liderança em representantes do agronegócio. “Esses encontros têm potencial para dar continuidade ao trabalho de mobilização sindical nos mais diversos aspectos na região”, falou.

Dinâmica do evento

A programação do evento foi pensada de um modo interativo e dinâmico. Uma das atrações foi o palestrante Luciano Salamacha, que na sua fala fez um apanhado geral desde a humanidade pré-histórica e como a organização contribuiu para a formação de uma sociedade complexa como a que vivemos atualmente. Temas como união, organização e liderança fazem parte da palestra, dividida em duas partes, uma no início e outra no fim do evento.

No meio da programação, os participantes são divididos em três grupos. Eles percorrerem em três rodadas três espaços diferentes, com os seguintes temas: representatividade, aprendizagem e conquistas. Em cada um deles, são enfatizados aspectos relacionados ao funcionamento do sistema sindical, marcos históricos de conquistas viabilizadas pela organização dos sindicatos e o Sistema FAEP/SENAR-PR, além de inspirar os participantes a buscar qualificação, como em cursos do SENAR-PR.

Sistema FAEP/SENAR-PR

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.