Encontros da Saúde visam reforçar acesso a consultas e leitos pela central de regulação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na última segunda-feira (29) um encontro em Foz do Iguaçu com diretores e técnicos envolvidos no processo de regulação de acesso aos serviços. O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, o médico Fernando Pedrotti, participou do evento.
O evento foi organizado pela Coordenação de Regulação de Acesso aos Serviços de Saúde da Sesa. O encontro reuniu diretores de Regionais da Saúde da Macrorregional Oeste – Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel – além de Toledo – somando 94 municípios.
“O encontro iniciou como uma troca de experiências, seguido por uma análise de resultados alcançados, até o momento, e depois com definição de manutenção da estratégia em curso. Até pelo fato de que ela tem surtido efeitos para os usuários e para fortalecimento do Sistema Único de Saúde em nossas regiões e, por consequência, na macrorregião Oeste”, declara Pedrotti.
A iniciativa busca fortalecer o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas e leitos por meio da central de regulação do Paraná. A reunião abordou controle e avaliação, além de troca de experiências sobre o processo de agendamento e encaminhamento de pacientes.
AGILIZAR O ACESSO – Foram apresentadas ações regionais no processo de qualificação e organização das filas de agendamentos de consultas, exames e cirurgias eletivas, com o objetivo de agilizar o acesso às ações e serviços de saúde, por meio da Central de Acesso a Regulação do Paraná (Care/PR).
O encontro permitiu, também, acompanhar a apresentação de novas propostas e tecnologias que promovam um melhor desempenho das equipes nas ações de agendamentos e encaminhamentos dos usuários do SUS, visando a integralidade do cuidado em todo o Estado.
“De maneira geral, o evento foi excelente, uma vez que um dos grandes objetivos foi a avaliação de ações desenvolvidas na área de Regulação e Avaliação Assistencial. Em conjunto com os municípios temos qualificado as filas de espera, hoje, presentes e, com isso, temos conseguido avançar na oferta de ações de saúde, especialmente na Atenção Ambulatorial Especializada”, salienta Pedrotti.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da AEN