Entidades acadêmicas da PUC-PR utilizam tecnologia para se conectarem com universitários
No país, já são mais de 4,2 mil entidades acadêmicas assistidas pela Cheers, universitech lançada em 2018
As entidades acadêmicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) de todo o Estado estão lançando mão da tecnologia para conexão com os estudantes e engajamento de seu público. Por meio de um aplicativo criado pela Cheers, universitech com sede em Curitiba, elas oferecem uma série de serviços e benefícios e têm sua gestão auxiliada pelas ferramentas desenvolvidas pela startup.
O aplicativo da Cheers permite a essas entidades criarem suas páginas para comunicação e interatividade. São espaços que reúnem informações sobre eventos, modalidades esportivas ofertadas e, ainda, loja on-line para a comercialização de produtos com sua marca própria, contribuindo para a construção de identidade.
A ferramenta da startup alivia, também, um dos principais desafios para essas entidades, que é a gestão. São funcionalidades disponíveis que automatizam tarefas ligadas à organização de eventos (tanto de lazer como técnicos e de formação), incluindo a venda de ingressos; à gestão de atletas (inscrições, orientações de treinos) e de jogos e competições universitárias (calendário, página do torneio, resultados).
A loja on-line é um importante auxílio à gestão, pois pela comercialização de itens como mochilas, bonés, camisetas e outros artigos, as organizações estudantis contam com uma importante fonte de renda para sua sustentabilidade financeira. Os serviços prestados pela Cheers não custam nada a essas entidades – a remuneração vem de um pequeno percentual cobrado sobre produtos e ingressos vendidos ao público. Atualmente, são mais de 4,2 mil entidades acadêmicas da PUC-PR que se utilizam das soluções da Cheers.
O universitário Santiago Gomez Cancellara é presidente da Católitros, associação atlética de estudantes de engenharia civil da PUC-PR. Para ele, a ferramenta da Cheers “faz as coisas acontecerem”. O acadêmico explica que ela contribui decisivamente para uma gestão mais eficiente dos eventos e das atividades esportivas que promove, por exemplo.
“A Cheers nos permite de maneira mais fácil, rápida e tecnológica ter o controle de vendas de ingressos para eventos, a gestão dos nossos atletas, e até mesmo a vendas de produtos”. Ele destaca ainda funcionalidades da plataforma como notificações, impulsionamentos e organização de treinamentos para os atletas. ” É uma facilitadora, que conecta a atlética com seu público”, frisa.
Na avaliação do CEO da Cheers, Gabriel Russo, ao fornecer essas funcionalidades, a startup contribui para que entidades e estudantes se conectem. “Cria-se um canal de comunicação e contato dessas entidades com seu público. Especialmente na PUC-PR, uma instituição com 64 anos de atuação, a participação estudantil em entidades acadêmicas é historicamente forte. São entidades universitárias muito representativas, com marca e identidade muito significativas”, sublinha Russo.
Daniel Paulatti, Gabriel Russo, Paulo Otávio Panichek e Pedro Viggiano: sócios da Cheers
O empreendedor acrescenta: “Nós fornecemos as ferramentas tecnológicas para que as organizações estudantis lidem com a burocracia, a administração, as finanças de forma descomplicada, e elas possam se focar na conexão com os estudantes”.
SOBRE A STARTUP
A startup começou a operar em 2018, lançando no mercado o conceito de universitech. Dois anos depois, a plataforma foi de fundamental importância para a sobrevivência dos Centros Acadêmicos da PUC-PR e de outras entidades estudantis atendidas em outras regiões do Brasil, durante o período de isolamento da pandemia de COVID-19. Hoje, a Cheers já atende mais de 4,2 mil entidades estudantis em todo o território nacional.
“Já são mais de 1 milhão de estudantes universitários impactados pelas nossas soluções em todo o país”, celebra Russo. “Desenvolvemos e oferecemos ferramentas tecnológicas que auxiliam as entidades na gestão de seus atletas, jogos, lojas, no engajamento de seu público”, descreve. O acesso se dá pela palma da mão, por meio de aplicativo para celular.
Ele adianta os próximos passos da startup: se tornar mais do que uma plataforma de soluções tecnológicas, e se constituir em uma verdadeira rede social digital entre universitários, daí o seu diferencial no mercado. “Queremos participar de toda a jornada do universitário, facilitando o contato do público jovem com tudo que a universidade e esse período das nossas vidas podem nos oferecer.” Por isso, diz ele, “fazer ‘viver a universidade’” é a tradução da missão da Cheers.
Funcionalidades da tecnologia da Cheers
- Comercialização de ingressos para eventos (festivos, esportivos, de lazer, técnicos, de formação)
- Gestão de atletas
- Loja virtual para comercialização de produtos e conexão com fornecedores
- Ferramenta para criação de páginas e facilitação para engajamento
- Formação de rede social do público universitário
Números da Cheers
4,2 mil entidades estudantis atendidas em todo o Brasil;
1 milhão de universitários impactados;
750 mil downloads do aplicativo já feitos;
70 colaboradores, em seis estados.
MAIS INFORMAÇÕES
• Sobre a Cheers: https://cheersapp.com.br/.
Da Assessoria de Imprensa Engenharia de Comunicação