Equipe de Foz do Iguaçu vence competição estadual de hipismo
A equipe formada pelas atletas Alicia Rocha Moises, de 14 anos, Mahiara Zandonai Cibils, de 23 anos, e Taila Irma Tartari de Souza, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Paranaense de Saltos, nos dias 24, 25 e 26 de maio. A competição, que reuniu os melhores atletas do hipismo estadual, foi realizada na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba.
As atletas representaram o Centro Equestre HP Horsinho que funciona como escola de equitação e oferece atendimentos terapêuticos de equoterapia, em Foz do Iguaçu. Ao final da maratona de provas, elas alcançaram a maior pontuação entre as participantes e trouxeram o troféu de campeãs para a fronteira.
Para conquistar o lugar mais alto no pódio, o conjunto iguaçuense precisou percorrer o circuito de provas com tempo mais próximo possível do que é considerado ideal pelos organizadores, derrubando o menor número de obstáculos. As iguaçuenses foram as melhores na prova em que os obstáculos têm até 90 centímetros.
Para se ter sucesso no hipismo é preciso grande sincronia e entrosamento entre atleta e animal. Segundo os profissionais da área, o contato com os animais aliado à sensibilidade humana faz com que os cavaleiros e amazonas se destaquem no esporte. Os treinos constantes e a lida com os cavalos acentuam qualidades como a confiança para vencer os obstáculos.
O trio de atletas iguaçuenses que conquistou o Campeonato Paranaense de Saltos tem uma vivência de muita harmonia com os animais, grandes parceiros nas competições: Alicia Rocha Moises participa das provas com “Namastê”; já a montaria de Mahiara Zandonai Cibils é “Nadal” e Taila Irma Tartari de Souza conduz o cavalo “Imagem”.
OUTRAS PREMIAÇÕES
Além do primeiro lugar na categoria 90 centímetros, outras atletas iguaçuenses conseguiram bons resultados no Campeonato Paranaense de Saltos. A atleta Hayan Haidar, de 13 anos, e a égua “Aurora”, disputaram a categoria com saltos de até 40 centímetros. Já em sua primeira disputa, a jovem amazona – que também treina no Centro Equestre HP Horsinho – conquistou duas medalhas. Uma de prata, nas provas do sábado, e uma de ouro, na prova do domingo.
A atleta Ana Clara Maciel, de 11 anos, também participou da prova com a égua “Aurora” e se sobressaiu na competição. Ela disputou a prova com obstáculos de até 80 centímetros de altura e conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze.
CELEIRO DE CAMPEÕES
O Centro Equestre HP Horsinho vem se consolidando como um grande espaço de preparação para cavaleiros e amazonas que disputam provas em competições estaduais e nacionais de alto nível. Os atletas que representaram o Centro Equestre HP Horsinho voltaram para a fronteira com 12 medalhas, sendo 7 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze, além de 6 troféus.
O chefe da equipe, o empresário libanês Haidar Hussein Haidar, de 40 anos, ficou muito orgulhoso pela conquista do trio de jovens amazonas que deixou o nome de Foz do Iguaçu em destaque no cenário estadual de hipismo: “As meninas fizeram uma prova brilhante. Se dedicaram bastante nos treinamentos e mereceram alcançar o primeiro lugar”, comemorou.
Em março deste ano, o próprio Haidar já havia conquistado o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Saltos, na categoria amador B, realizado na Sociedade Hípica Paranaense. Na época ele superou uma fratura recente na costela, para surpreender na pista e conquistar o pódio em sua primeira competição nacional.
SELEÇÃO PARANAENSE
Depois de brilhar como atleta, o cavaleiro Haidar Hussein Haidar foi convocado para representar o Paraná no Campeonato Brasileiro de Amadores. A competição será entre os dias 26 e 30 de junho, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. Haidar, que começou a competir no começo desse ano, ficou surpreso e orgulhoso com a notícia: “Estou no segundo lugar no ranking do Paraná. Graças a Deus vou poder representar o meu estado nessa competição tão importante para o hipismo nacional”, destacou o, agora, convocado para a competição nacional.
Haidar vai competir com sua fiel parceira, a égua “Beladona Mystic Rose”, com quem já fez bonito em outras competições individuais. “Agora a meta é superar adversários de forma coletiva, representando o meu estado, e colocar o nome de Foz do Iguaçu, terra que eu represento, mais uma vez em destaque”, reforçou o empresário, que escolheu a Terra das Cataratas para viver, estabelecer negócios, formar família e, agora, dar orgulho para a cidade.
UM MESTRE NO GALOPE
A coordenação técnica da equipe iguaçuense que vem colecionando prêmios está sob os cuidados do experiente instrutor e cavaleiro profissional Jaerson Correa. O gaúcho – que conheceu e se apaixonou pela montaria no exército – seguiu carreira profissional de equitação após se despedir do serviço militar.
Em Foz do Iguaçu há quase 30 anos, já trabalhou como cavaleiro profissional, instrutor de equitação e administrou alguns dos principais clubes hípicos da cidade. Durante esse período, foi responsável pela implantação do Projeto Equita Kids, para crianças de 02 a 05 anos.
Desde 2022, após um período de trabalho na Europa, o “mestre Jaerson”, como é conhecido nas pistas de equitação, passou a dedicar-se exclusivamente ao treinamento da equipe que representa o Centro de Equitação HP Horsinho. Os bons resultados na última competição estadual mostram que o trabalho está no caminho certo. “Todo mundo veio com medalha, todo mundo veio com troféu e a nossa apresentação foi muito linda. Estamos muito satisfeitos com o desempenho de cada atleta”, enfatizou o treinador acostumado a grandes vitórias, mas que sempre se surpreende com novas conquistas.