‘Escola Amiga da Adoção’: Termo de Compromisso é firmado como comunidade escolar

O projeto ‘Escola Amiga da Adoção’ tem como finalidade a promoção da conscientização da sociedade em relação a temática da adoção. Contar com o apoio da comunidade escolar é fundamental para que essa iniciativa ocorra na prática. A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo assinou um Termo de Compromisso do projeto com a Secretaria Municipal de Educação de Toledo e algumas escolas da rede particular.

A assinatura ocorreu nas instalações do Fórum da Comarca de Toledo. Além da rede municipal, as escolas particulares que aderiram a iniciativa foram: Aldeia Infantil Betesda, Colégio Vicentino Incomar, Escola Adventista, Fundação Educacional de Toledo (Funet), Harbor Bilingual School e La Salle.

Promover a conscientização da sociedade em relação ao tema da adoção e o desenvolvimento de uma cultura de adoção, sem mitos e sem preconceitos, envolvem a temática do projeto. “É por intermédio da escola que se considera possível tal construção, com a sensibilização de gestores e educadores em relação ao assunto e o desenvolvimento junto aos alunos de práticas educativas em torno da adoção, práticas essas, que clarifiquem o tema e o torno naturalmente discutível em sala de aula”, pontua o juiz Rodrigo Rodrigues Lopes.

A adoção rompe com a supervalorização social da consanguinidade, ao possibilitar a composição de famílias por intermédio de outros laços, que não o sanguíneo. O juiz destaca que o filho não nasce da barriga, mas do desejo de ser pai, ser mãe. O vínculo não é imediato e, na maioria das vezes, só se estabelece com a convivência, sendo que a adaptação e a formação deste vínculo são atravessados por preconceitos e estereótipos.

“Ainda hoje, mesmo diante de tantos avanços sociais, prevalece a imagem de família idealizada, construída pela consanguinidade com pai, mãe e filhos biológicos, como representação de família estruturada. Ficam então à margem os outros tantos estilos de famílias: as homoafetivas, as monoparentais, as adotivas e outras tantas”, declara.

ACOLHIMENTO NATURAL – Nas situações em que a família possui formatação diferente da convencional, a escola ainda apresenta dificuldades em acolher de forma natural as crianças que foram adotadas e suas famílias. “Isso não se dá por indisposição ao tema, mas as experiências até então em tela, nos indicam que se dê, provavelmente, por falta de conhecimento de especificidades da adoção”, argumenta a psicóloga, Glorete Barboza Lenzi.

“Acredita-se que seja necessário compreender as dúvidas sobre o assunto, promover esclarecimentos e, principalmente, propor práticas que naturalizem o tema da adoção na comunidade”.

Na rotina do Núcleo de Apoio Especializado (NAE), segundo a Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (Gaat) da Comarca de Toledo, Rita Adriana Chicarelli Ruiz, os profissionais da equipe técnica se deparam, no decorrer do acompanhamento das famílias adotivas, com práticas equivocadamente excludentes advindas do contexto escolar. Ela pontua que como a criança foi inserida em sua família, precisa ser inserida no ambiente escolar de forma natural.

FORMADORA DA CIDADANIA – Rita destaca que alguns temas relevantes devem ser considerados na educação como: a compreensão das diferentes configurações familiares; o direito da criança e do adolescente de terem uma família e a construção de uma nova cultura da adoção.

“Concebe-se que a escola é um agente de importante influência na construção social de opiniões. Sendo assim, faz-se necessário que as instituições de ensino acompanhem as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea, especificamente no que se refere às configurações familiares. Para isso, a escola deve assumir seu papel de formadora da cidadania, no sentido de trabalhar para que o aluno tenha uma leitura mais ampla e crítica de mundo”, conclui.

Objetivos gerais do projeto ‘Escola Amiga da Adoção’

    • Promover a conscientização da sociedade em relação ao tema da adoção e o desenvolvimento de uma cultura de adoção, com a superação de mitos e preconceitos;

    • Sensibilizar as equipes das escolas em relação à importância do tema, suas especificidades e possibilidades de atuação pedagógica em relação ao assunto.

Objetivos específicos do projeto ‘Escola Amiga da Adoção’

    • Conscientizar e sensibilizar os gestores para a importância da inclusão do tema da adoção nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das instituições de ensino;

    • Propiciar a compreensão da importância da temática da adoção no processo de formação da cidadania;

    • Oferecer informações para coordenadores e professores para lidarem melhor com as especificidades da adoção nas escolas;

    • Esclarecer dúvidas acerca do tema, buscando a desmistificação e superação de preconceitos em relação à filiação adotiva;

    • Assinar termo de compromisso para atuação das escolas na conscientização do tema da adoção com pais, alunos e comunidade, com estabelecimento de atividades em comemoração ao dia da adoção.

Da Redação

TOLEDO

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