Alunos da Escola Municipal Antônio Scain desenvolvem o projeto Chá Literário
Que tal um chá? O chá contribui para a qualidade de vida, bem-estar, aconchego e cria memórias. Uma xícara de chá inspira cada pessoa a melhorar a relação com a comunidade. E se esse chá for literário? O Chá Literário é um instrumento de incentivo ao hábito da leitura, produção textual, desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, assim como as habilidades culturais.
Os estudantes do segundo ano da Escola Municipal Antônio Scain desenvolveram o projeto. O trabalho foi realizado pela professora Elissiane Aparecida Zen do Amaral, responsável pelos componentes de Ensino Religioso e Arte e pela professora regente de turma Luciana Alves Pinto.
Elissiane recorda que a ideia do primeiro Chá Literário com a turma surgiu por conta do Dia do Livro Infantil, lembrada no dia 18 de abril. A data ainda homenageia o escritor Monteiro Lobato que tem o seu legado na Literatura Infantil, principalmente, na história do Sítio do Pica Pau Amarelo. “O Chá Literário foi um momento de apresentar, reapresentar ou relembrar sobre o dia, as obras e os personagens. A professora regente trabalhou alguns conteúdos, como retomar a história. Também focamos na obra do filme e na literatura”.
Conforme Elissiane, as crianças escreveram sobre cada personagem com a professora regente. “Os alunos escreveram cartas de incentivo à leitura para outros alunos e elas ficaram expostas em um mural”, lembra.
O PROJETO
No dia do Chá Literário, literalmente, tinha chá e bolinho de chuva, uma receita típica da Tia Anastácia. “Em vários momentos, ela aparece na obra de Monteiro Lobato. Nós retomamos algumas músicas e as crianças cantaram. Assim, elas demonstraram toda aprendizagem”.
Após tomar o chá e comer o bolinho, a sala foi organizada para que os estudantes se sentissem confortáveis, fugindo do padrão carteira uma atrás da outra. “Colocamos panos para que os alunos pudessem se acomodar. Inclusive alguns trouxeram almofadas. E, a leitura foi realizada”, comenta a professora.
Além disso, a professora regente da turma teve a oportunidade de comentar sobre a obra literária que marcou a sua infância. “Ela relatou como teve o primeiro encontro com esse livro, porque despertou o gosto pela leitura”, pondera Elissiane.
PESQUISA
Após a programação em sala, os estudantes e as professoras promoveram uma pesquisa na escola. Os alunos entregaram para cada servidor do período matutino uma ficha com perguntas sobre qual o livro que mais marcou a sua vida e os motivos; qual obra que leu até este momento; o nome do autor e, por último, comentar sobre a importância da leitura.
“As respostas foram fixadas no mural. Na sequência, a professora recolheu as folhas e os dados estão sendo tabulados”, menciona.
Elissiane menciona que os dados serão trabalhados na disciplina de matemática. As informações também serão utilizadas para apresentar as novas possibilidades de leituras. “Neste momento, estamos na fase de tabulação dos dados”.
A professora salienta que o principal objetivo do Chá Literário é incentivar a leitura de todos. “Que cada pessoa possa refletir o quanto tem incentivado a leitura por meio do exemplo. Eu cobro a leitura do meu aluno, mas eu tenho lido? O que eu tenho lido? Que cada pessoa possa refletir e ‘olhar’ para dentro de si no momento em que escolhe uma obra para realizar a leitura”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO