Escola Municipal e Cmei são contemplados com Jardins de Água e Mel

Estimated reading time: 4 minutos

Com o objetivo de integrar as abelhas ao ambiente escolar e à educação infantil, o Jardim de Água e Mel é um espaço de contemplação e, principalmente, um centro de aprendizado. A Sanepar entrega, nesta quinta-feira (4), mais dois jardins para a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Um está localizado na Escola São Francisco e o segundo no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nona Gema.

De acordo com a coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Smed) Vaniria Lysyk Teixeira Bianchi, o projeto de Educação Ambiental visa integrar as abelhas ao ambiente escolar e à Educação Infantil.

“As abelhas desempenham um papel crucial na polinização. Sem elas, há um impacto ambiental significativo na produção vegetal e de alimentos. Para as crianças é uma nova informação, visto que a maioria conhece as abelhas com ferrão, e muitos as percebem como ameaça. Um ponto a ser destacado é que seres vivos podem e devem coexistir para se manter nosso habitat equilibrado e sustentável”, destaca a professora.

O Jardim de Água e Mel é uma parceria entre Sanepar e Secretaria Municipal da Educação, resultado do Projeto de Intervenção Socioambiental da Empresa de Saneamento do Estado do Paraná. Vaniria explica que devido a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Toledo especificamente na região dos bairros Panorama e São Franciso.

“Nestas localidades foram realizadas mais 4197 novas ligações de esgoto, com ampliação da estação de tratamento da ETI Toledo, implantação de estação elevatória nas margens do São Francisco para direcionamento do esgotamento de todo bairro São Francisco para tratamento. As escolas e Cmeis do entorno receberam a doação de Jardins com abelhas sem ferrão”, salienta a coordenadora.

SUSTENTABILIDADE – Paralelo aos trabalhos de Engenharia, ações de intervenção socioambiental foram realizadas. “O Jardim de Água e Mel é uma ação ambiental, onde a Sanepar doou para sete unidades de Educação do município um jardim completo composto por um deck, bancos, flores, Plantas Não Convencionais (PACS) para abrigar três colmeias de abelhas sem ferrão”.

São as instituições contempladas: Escolas São Francisco, Henrique Brod e Walmir Grande, Cmei Hilda, Cmei Sâmia, Cmei Nona Gema, Cmei Sueli Gruber. “A viabilização desse projeto inovador foi realizada pelo gestor de processo de intervenção socioambiental Arthur Camilo Filho, que atua na diretoria de meio ambiente e ação social da Sanepar, gerência de educação socioambiental, que marca essa ampliação com a entrega desse projeto bem estruturado, que harmoniza progresso, educação e sustentabilidade”, menciona a professora.

COMPROMETIMENTO – Conforme a coordenadora de Ciências e Educação Ambiental, a aceitação do projeto pela comunidade educativa é positiva e a parceria está programada para continuar. “A Secretaria da Educação se comprometeu a dar suporte à manutenção do jardim, incluindo a compra de flores específicas e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)”.

Ela complementa que a Secretaria também deve promover a formação para os professores. “Já as instituições de ensino se mobilizaram com a comunidade escolar. “O esforço conjunto visa garantir um ambiente rico e diversificado para as abelhas, ao mesmo tempo que educa e sensibiliza sobre a importância da preservação ambiental. O Jardim de Água e Mel representa um passo significativo para as escolas e Cmeis, promovendo não só a preservação das abelhas, mas também um maior entendimento sobre a importância da biodiversidade. Com este projeto, espera-se reforçar a educação ambiental desde cedo e assegurando ações mais sustentáveis”, finaliza Vaniria.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.