Toledo sanciona lei que cria cargo de coordenador pedagógico nos Cmeis

Estimated reading time: 3 minutos
Em um ato com a presença de todas as direções dos centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Toledo, o prefeito Mario Costenaro sancionou a Lei Nº 2.896/2025 que altera o Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais e, entre outras providências, cria o cargo de coordenador pedagógico para cmei. Até então, essa era uma atribuição que legalmente só existia em escolas.
A secretária da Educação, Janice Salvador, evidenciou o avanço e o significado dessa conquista para o quadro de servidores. “Este é um momento festivo e certamente estamos aqui em razão do trabalho de muitas pessoas. É também um momento histórico, pois há muitos anos trouxemos a Educação Infantil da Assistência Social, inicialmente as instituições eram chamadas de unidades de educação infantil e atendiam crianças até quatro ou cinco anos de idade. As mudanças foram acontecendo graças ao trabalho de toda uma categoria de profissionais preocupados com a educação de Toledo”, pontuou Janice ao relembrar a evolução do segmento.
Atualmente, os 30 cmeis do município atendem crianças de zero a três ou quatro anos de idade. “E mais do que a criação do cargo, a gratificação desse cargo é equiparada à gratificação dos coordenadores pedagógicos das escolas. Portanto, nós não estamos falando de pouca coisa. Nós realmente estamos aqui porque este ato merece ser comemorado”, reforçou a secretária.
O vice-prefeito, Lucio De Marchi, disse estar orgulhoso de fazer parte da equipe nesse momento de reconhecimento desta categoria. O prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância de cada gestão e de cada profissional no processo de construir cada vez um ambiente melhor para valorização do servidor público.
“Para o desenvolvimento desse município a educação é transformadora e tem um papel extremamente importante e começa lá no cmei, onde se trabalha a base do cidadão. Estamos muito contentes em poder estar assinando essa lei, pois acredito que investir em recursos humanos é muito importante”, salientou o prefeito após parabenizar todos os envolvidos, desde o sindicato dos servidores, o comprometimento dos vereadores em votar a alteração do projeto e todas as pessoas da Secretaria da Educação, inclusive aquelas que contribuíram com o processo de valorização da educação municipal.
O ato de sanção da Lei Nº 2.896/2025 aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal e contou também com a presença de representantes do Ser Toledo, da Secretaria de Recursos Humanos e da Câmara de Vereadores.