ESG: Desafios de mercado serão tratados no Inovameat 2023

Os organizadores já estão prevendo uma expectativa muito grande de público para a segunda edição do Inovameat Toledo. O evento reunirá as maiores autoridades do agronegócio para tratar de questões relacionadas à cadeia de produção de proteína animal. O Inovameat acontece entre os dias 11 e 13 de abril no Centro de Eventos Ismael Sperafico. 

O diretor executivo da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), Renato Tratch, explica que o evento esse ano está estruturado com o formato de palestras gerais, que tratam de temas pertinentes ao futuro do agronegócio e das relações das cadeias produtivas. “A inovação como base para o desenvolvimento do setor de proteína animal, essa é uma palestra geral que vai ser feita pelo Doutor Agro, Marcos Fava Neves, no dia 12”, exemplifica.

Renato citou o setor de proteína animal sob o olhar do mercado internacional. Ele menciona que hoje o foco das atenções deve levar em consideração uma grande exigência e cobrança para que os processos estejam alinhados e trabalhando com ESG  (sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa)  e sustentabilidade. “Para proteína animal isso é um baita de um problema, devido a complexidade das cadeias”, comenta Tratch. 

Ele acrescenta que “na agroindústria é relativamente fácil, porque o ambiente é relativamente fechado, antes da agroindústria você tem os produtores, as fábricas de rações, os medicamentos e toda a parte de metal-mecânica, toda a estrutura para alojamento. Todos eles têm que seguir ESG para você ter uma certificação de cadeia”.

Foto: Prefeitura de Toledo

Palestras como a do Doutor Agro irão auxiliar na reflexão sobre como pensar o ESG na rede de distribuição, no transporte de produtos e nos processos fora da agroindústria. “Isso é só para ter uma ideia de palestras gerais, mas também teremos profissionais envolvendo outras coisas: Como é que tá o mercado de proteína a nível mundial? Será que vai pra frente? Será que nós vamos recuar? E a questão da Influenza Aviária nesse mercado? O que isso impacta para nós? E com uma visão um pouco mais de futuro, como a inteligência artificial vai influenciar ou afetar as cadeias de proteína?”, indagou Renato, já anunciando que tipo de discussão os participantes encontrarão no II Inovameat.  

Também terão palestras mais pontuais, como é o caso da biosseguridade e vigilância sanitária para o enfrentamento de doenças. Desafios para evitar que certas doenças entrem na propriedade ou o que fazer se isso acontecer. A programação conta também com painéis e minicursos com os principais especialistas e pesquisadores da área, além da apresentação de novas tecnologias a produtores, agroindústrias e consumidores.

“Nos próximos anos teremos uma demanda de produção e essa demanda vai ser atendida pelo agronegócio do Paraná, onde Toledo tem um destaque e a obrigação de aumentar ainda mais a nossa produção. O Inovameat vem pra mostrar isso, que essa produção será aumentada, e isso será possível com o uso de tecnologia e num pensamento muito maior de sustentabilidade”, destacou o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. 

Para saber mais da programação do Inovameat 2023 e realizar sua inscrição basta entrar no site do evento clicando aqui (inovameat.com.br).

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.