“Atleta na Universidade” e “Esporte Cidadão” estão com editais abertos
Estimated reading time: 3 minutos
A Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Toledo publicou nesta segunda-feira (13), no Órgão Oficial do Município, os editais de credenciamento para os programas “Atleta na Universidade” e “Esporte Cidadão”. Ambos os documentos seguem moldes semelhantes aos de anos anteriores.
Conforme o Edital nº 001/2025, o “Atleta na Universidade” oferece 60 bolsas mensais de R$ 500,00 cada. Destas, 30 são destinadas a acadêmicos de Educação Física, enquanto as demais contemplam estudantes de outros cursos de ensino superior. Além de facilitar o acesso e a permanência de jovens na universidade, o programa, regulamentado pela Lei “R” nº 2/2021, exige contrapartidas dos bolsistas: representar Toledo em competições oficiais e ministrar cinco horas semanais de aulas em atividades de formação esportiva promovidas pelo município.
As inscrições devem ser realizadas até 3 de fevereiro no setor de Protocolo do Paço Municipal Alcides Donin, localizado na Rua Raimundo Leonardi, 1586, durante o horário de funcionamento do setor: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3196-2324 e 3196-2327. A lista de selecionados será divulgada até 7 de fevereiro no Portal do Município (www.toledo.pr.gov.br).
Esporte Cidadão – Regulamentado pela Lei “R” nº 36/2021, o “Esporte Cidadão” busca selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) com foco em atividades esportivas e recreativas para firmar acordos de cooperação. Segundo o Edital nº 002/2025, as entidades interessadas devem apresentar seus planos de trabalho e documentação até 11 de fevereiro, no Protocolo Geral do Município.
Os envelopes serão abertos em sessão pública no dia seguinte, às 8h30. O processo assegura o repasse de até R$ 600 mil, distribuídos entre as OSCs conforme os planos de trabalho aprovados. Os recursos podem ser aplicados em eventos esportivos, despesas com premiações, locação de equipamentos e pagamento de arbitragem, entre outras finalidades.
O secretário de Esportes e Lazer, André Rogério Alcará (foto), pontua que ambas as políticas públicas serão mantidas e, se necessário, aperfeiçoadas pela atual gestão. “São programas contínuos da nossa pasta, aprovados em lei. Houve uma mudança na composição da comissão que avalia as documentações protocoladas, mas os critérios de seleção permanecem”, destaca. “Aproveito a oportunidade para chamar nossos atletas e nossas entidades a se informarem sobre os editais e se inscreverem”, convida.
TOLEDO