Corpo e mente: esporte evidencia a importância da saúde mental

Em tempos de olímpiadas os olhos estão voltados ao desempenho, determinação e superação dos atletas. Também não passa despercebido o cuidado que é preciso ter em relação a saúde mental e como o corpo e a mente precisam estar em sintonia.

Cada competição tem particularidades, relevâncias e níveis variados de tensão. Existem vitórias e derrotas e para saber lidar com estes momentos o corpo e a mente atuam em sintonia. Um profissional na área de psicologia esportiva tem papel relevante no que se refere a promoção da saúde mental do atleta.

O profissional de psicologia que atua na área esportiva realiza um trabalho antes, durante e depois das competições. O trabalho de um psicólogo do esporte incide em elaborar um treinamento mental que visa englobar o desenvolvimento de diversas habilidades que envolvem rotinas de preparação emocional para as competições, controle da ativação e da ansiedade, desenvolvimento da percepção de capacidade, promoção da autoconfiança, melhora na concentração, entre outras.

De acordo com a psicóloga do esporte, Gabriella Finatti Pegoraro, a atuação de um profissional área é fundamental não apenas para o atleta em construção, mas para o todo aquele que tem foco em se desenvolver no esporte. Ela pontua que esse trabalho envolve como reagir nas competições e adversidades, como ter aproveitamento dentro do treinos, entre outros aspectos ligados a saúde mental.

“Cada competição envolve carga emocional, nervosismo, ansiedade”, cita a profissional. “É preciso entender a raiz da pressão, se é algo interno ou externo, se tem relação com patrocinadores, parte técnica, com a família, apoio financeiro. É importante ter consciência e escolher quais ferramentas e estratégias podem ser aplicadas para lidar com aquele momento”.

SAÚDE EM FOCO –  A saúde envolve o autoconhecimento para que o atleta possa entender as habilidades técnicas e táticas e saber como lidar com isso. Ele também precisa desenvolver as habilidades sócio emocionais, pois isso ajudar no rendimento esportivo e poderá levar para a vida toda.

“O atleta precisa conhecer as limitações, além disso, saber o que trabalhar com o objetivo de traçar as metas esportivas com mais clareza”, destaca ao pontua que o processo de saber administrar a pressão das competições é algo que acontece a longo prazo com o desenvolvimento e o autoconhecimento para que o corpo esteja em rendimento e a saúde mental esteja em sintonia.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.