Esporte é um instrumento de mudança social e econômica

Estimated reading time: 4 minutos

Breno Johann é atleta do badminton paralímpico. Ele nasceu no ano de 2002 no município de Toledo. Em 2009, sofreu um acidente com colheitadeira que o submeteu à amputação abaixo do joelho na perna esquerda, perda de musculatura na perna direita e no braço direito. Ainda criança, foi abordado por uma técnica dentro de uma universidade e logo começou a praticar a modalidade.

O atleta leva o nome de Toledo para as principais provas da atividade. Breno já conquistou Bronze no individual masculino SL4 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; prata na simples SL4 no Pan-Americano de Havana (Cuba) em 2014; bronze na simples e na dupla masculina no Pan-Americano de Medellin (Colômbia) em 2016; bronze na simples SL4 e ouro na dupla no Pan-Americano de Lima (Peru) em 2018.

Ele conta que iniciou na modalidade na forma adaptativa e de inclusão social para perder o trauma. “Comecei a jogar. Aos poucos, passei a gostar dos treinos e a praticar a modalidade todo o dia, duas ou três horas por dia com alto rendimento. Já participei de competições nacionais e internacionais. Eu represento o Município desde os meus nove ou dez anos idade”.

Breno Johann faz parte da modalidade do parabadminton desde o ano de 2010. “São anos com muita alegria e sucesso neste esporte. Eu também procuro divulgar a modalidade para mais pessoas e incentivar que elas pratiquem um esporte”.

Para o atleta, o principal benefício para Toledo é o fato de ser referência da modalidade para outras localidades. “A modalidade é a segunda mais praticada no mundo, atrás apenas do futebol. O parabadminton, assim como qualquer esporte, traz benefícios para a saúde. Ele também é um meio para os jovens ficarem longe das drogas (por exemplo). Quem pratica esporte tende a ter uma vida mais correta”.

ECONOMIA – O esporte também colabora com os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de Toledo. “As competições, sejam elas na minha categoria ou em outras, movimentam a economia local. São recursos para os hotéis, comércio, gastronomia, entre outras. O esporte colabora para o futuro de Toledo”.

Os desafios são pontuais e eles estão relacionados a ter um espaço adequado. “Um local que tenha a capacidade de suportar uma competição e assim a cidade e o esporte crescerão juntos”.

Ele recorda que no passado, os investimentos do Poder Público eram muito direcionados somente a uma categoria. Atualmente, a Secretaria responsável realiza a destinação do recurso de uma forma mais igualitária. “Esse comportamento do Município alavanca outras modalidades, como a minha, o skate, o judô, a bike, entre outras”.

Para o futuro, Breno Johann acredita que é preciso investir mais na base. “Por que a base? Sem a base, um ciclo pode encerrar. Os atletas envelhecem e a atividade não segue. Acredito que a base é fundamental para o futuro de todo o esporte de Toledo”.

O atleta parabeniza Toledo pelo seu aniversário. “São 72 anos de muitas histórias e que venham mais 70, 80, 90 ou 100 anos com mais histórias legais, como a minha e de outros atletas e pessoas que fazem parte do município, da história e fazem a diferença na cidade. Quero aproveitar o espaço e mandar um abraço aos meus pais, aos meus familiares e treinadores que sempre me apoiaram e desde o início até os dias de hoje estão ao meu lado”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.