Estética para todas as estações: em ascensão mercado é atrativo

A procura por tratamentos faciais tende a aumentar nas estações mais frias. Essa é uma das épocas do ano com temperaturas amenas e baixa exposição solar e isso contribui para a eficácia de determinados tratamentos e procedimentos. Essas vantagens auxiliam na movimentação do mercado da estética.

Segundo a professora e coordenadora dos cursos de Estética e Cosmética e Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo, Nathielle Miranda, é nesta época do ano que alguns procedimentos estéticos são mais indicados, devido a redução da incidência solar, o que não dispensa o uso do protetor solar.

“Nesta estação alguns procedimentos que exigem cicatrização cutânea podem ser realizados com um risco menor de prejuízos como o surgimento de manchas, devido à redução a exposição solar nesse período. Os procedimentos que utilizam laser, peelings químicos, luz pulsada, radiofrequência, criofrequência, luz infravermelha, microagulhamento e ultrassom microfocado são mais indicados para essa estação”, exemplifica.

A estação exige cuidados extras com a pele. No inverno devido ao clima seco é comum a pele ficar mais ressecada, portanto, Nathielle orientar que é importante investir em uma boa hidratação. “Devido a condição climática e a baixa umidade do ar, é importante beber muita água e manter uma alimentação equilibrada. Hidratar a pele do corpo com produtos específicos para cada área e de acordo com o biotipo de pele e nunca esquecer de usar o filtro solar diariamente, são considerados os principais cuidados. Também é muito importante evitar tomar banhos com água muito quente e por tempo prolongado, pois isso favorece ainda mais o processo de ressecamento/desidratação cutânea”.

NOVIDADES DO MERCADO – Dentre os tratamentos mais procurados, a profissional destaca a harmonização facial que é uma técnica de preenchimento que promove um alinhamento e correção de ângulos da face que trazem mais harmonia e beleza ou, apenas realçam características já existentes. “Esses podem ser classificados como absorvíveis de curta duração exemplo o colágeno e o ácido hialurônico, absorvíveis de longa duração ou bioestimuladores como hidroxiapatita de cálcio ácido polilático a toxina botulínica com ação de bloquear a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular impedindo a transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro agindo na musculatura dinâmica, evitando o aparecimento de linhas de expressão e rugas”, explica.

Já em relação aos equipamentos, Nathielle pontua que entre os mais procurados está o ultrassom microfocado – tratamento que proporciona efeito lifting de forma não-invasiva e não-cirúrgica através de micropontos de coagulação induzindo um processo inflamatório desde o músculo até a camada superficial da pele onde haverá produção de novo colágeno e reestruturação das antigas fibras de sustentação, age principalmente no Sistema Muscular Aponeurótico Superficial (SMAS), ou seja, estrutura de suporte da face.

“Tem também o Lavieen que é a tecnologia laser não-ablativo/ablativo para tratamentos estéticos de lesões, pigmentares, manchas, melasma, rugas finas, poros abertos, cicatrizes, além de oferecer uma uniformização para a pele, com melhora da textura e da aparência. O efeito do Laser Lavieen é tão satisfatório pois seus feixes têm alta afinidade com a água, o que garante a renovação dos tecidos”, comenta ao ressaltar que o calor do laser gera um dano controlado nas camadas da pele, removendo a melanina de pigmentações em excesso e trazendo mais brilho à epiderme.

APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO – A profissional declara que diferente de outros setores e/ou mercados que apresentam oscilações, a área da estética é considerada ascendente, tendo em vista o grande número de novidades em tratamento e produtos, bem como a procura cada vez maior, por parte da população aos cuidados com a beleza e o bem-estar.

Nesse contexto, a área da estética possui um campo amplo de atuação, beleza, bem-estar, saúde, imagem pessoal. Nathielle destaca que para conseguir acompanhar as tendências e novidades no mercado é importante definir, selecionar previamente um campo de atuação, para que seja possível filtrar, acompanhar e aperfeiçoar-se em áreas mais específicas. Ela acrescenta que as novidades podem ser acompanhadas em leituras de artigos, cursos, eventos e em redes sociais de profissionais já renomados.

“Não somente os acadêmicos, mas nossa equipe de docentes está em constante atualização, e tentam passar seus conhecimentos para os acadêmicos. Por ser uma área em ascensão, existe também um grande número de profissionais atuantes (concorrência) e é nesse contexto que enfatizamos aos alunos a importância de ser um profissional diferenciado no mercado e para isso a atualização profissional é de extrema importância, na busca de qualificações para agregar ainda mais seus conhecimentos e sua formação”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.