Toledo: Estoque do banco de sangue apresenta baixo nível
A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT) enfrenta, novamente, dificuldade no estoque. Em uma campanha nas redes sociais, a Unidade reforça que os volumes de sangue dos tipos negativos atingiram níveis críticos e que é necessário mais doações para atender a demanda. A postagem ainda enfatiza que o estoque está abaixo do normal e os tipos sanguíneos com os fatores RH negativos são os mais utilizados em doações.
O enfermeiro coordenador da UCT, João Batista Vieira, explica que o número de doadores diminuiu nos últimos dias devido a alguns fatores. “Houve um aumento da demanda desses tipos de sangue, muitos acidentes e doadores que agendaram e não compareceram no Banco de Sangue”.
Ele cita que na última terça-feira (15), um paciente vítima de um acidente precisou de dez bolsas de sangue. Naquela data, a UCT de Toledo havia coletado apenas nove. “Logo a conta não bate. Usa-se mais e entra menos sangue no estoque. Por isso é importante a doação constante”, complementa.
FALTOSOS – A Unidade também registrou o não comparecimento de doadores em outros dias desta semana. Na segunda-feira (14), das 45 vagas disponibilizadas nos dois períodos, somente 15 pessoas compareceram; na quarta-feira (16) também foram 15 doadores que compareceram e na quinta-feira (17) foram 24 doadores. “Todos os dias são abertas 45 vagas para doação de sangue. Quando alguém agenda uma data e horário e não comparece ele toma o lugar de outra pessoa que quer realizar a doação de sangue. Essa situação também causa descontentamento da equipe que se prepara para atender 45 doadores por dia e também prepara o lanche pensando nas 45 dias pessoas”, pontua o enfermeiro.
Vieira complementa que essas faltas não são uma realidade exclusiva de Toledo. Em toda a rede Hemepar há situações de doadores que fizeram o agendamento e não comparecem. Ele ainda enfatiza que é preciso conscientização da população sobre a importância desse ato. “É preciso conscientizar a população de que a doação de sangue é um ato de amor. Hoje você doa, mas amanhã você pode ser a pessoa que estará precisando”.
AGENDAMENTO – Desde dezembro de 2021, a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT) disponibilizou o agendamento pela internet. A página traz todos os caminhos para concluir o cadastro e escolher o dia e o horário para a doação. Com o sistema virtual, o atendimento se tornou mais prático e continua com mesma quantidade de vagas por dia, ou seja, 45 coletas. Os doadores de Toledo e região podem estar agendando sua doação pelo site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. Os doadores também podem fazer contato através dos telefones (45) 3379 1993.
DOAÇÃO – Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.
Da Redação
TOLEDO