Estudante de Engenharia Química da Unioeste é premiada pelo CREA/PR
A estudante do curso de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Bruna Comarella de Almeida, conquistou o primeiro lugar no prêmio de Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de Extensão Universitária do Paraná, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) na modalidade Química edição 2024.
Sob a orientação da professora Dra. Mônica Fiorese, Bruna Comarella desenvolveu o TCC intitulado “Métodos Verdes para Obtenção de Hidrolisados Proteicos Provenientes do Bagaço Residual de Cervejaria”. O trabalho foi reconhecido pela sua inovação e sustentabilidade, o que lhe garantiu a primeira colocação na modalidade.
O trabalho desenvolvido pela estudante teve como objetivo investigar a viabilidade de utilizar métodos sustentáveis para a extração de proteínas do bagaço de malte, um dos principais subprodutos da indústria cervejeira. “Para isso, comparei técnicas como o ultrassom, a hidrólise enzimática e o tratamento alcalino, buscando formas de otimizar o aproveitamento desse resíduo. Escolhi esse tema pela sua importância na redução de desperdícios e no desenvolvimento de alternativas sustentáveis para a indústria de alimentos”, menciona Bruna.
Os principais resultados da pesquisa revelaram o potencial do bagaço de malte como um produto de valor agregado para aplicações em nutrição humana, como em cereais e pães, nutrição animal, como ração, e até na produção de energia, contribuindo para a sustentabilidade na indústria.
A orientadora da estudante, Mônica Fiorese, comenta a sensação e o orgulho dos resultados. “Ver o TCC da Bruna ser reconhecido e premiado pelo Crea/PR é uma confirmação do talento e da dedicação dela, mas também da confiança que ela depositou em mim ao me escolher como orientadora. O trabalho da Bruna foi motivado pela necessidade de agregar valor às matérias-primas pouco exploradas como alimentos. Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar oferecendo um ensino de qualidade e criando oportunidades de pesquisa que elevem o potencial de nossos alunos de Engenharia Química para alcançar grandes feitos”, diz.
Os melhores TCCs e projetos de extensão apresentados em 2023 foram selecionados em diversas modalidades, incluindo Agrimensura, Agronomia, Geologia, e Engenharias Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica e Multidisciplinar. Esses trabalhos foram expostos no 31º Fórum de Docentes e Discentes, que ocorreu de 27 a 29 de agosto em União da Vitória.
TOLEDO