Estudantes lassalistas debatem políticas públicas com gestores municipais
A atividade foi proposta na disciplina eletiva semestral do Ensino Médio, Políticas Públicas
Os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio La Salle, no início do primeiro semestre, puderam escolher como formação complementar, uma disciplina eletiva, entre elas, a de Políticas Públicas, ministrada pela professora Juliana Matos. Após concluírem os estudos os jovens foram desafiados a ir à campo, diagnosticar problemas sociais e debatê-los com os gestores municipais.
Os estudantes que optam pela disciplina tiveram a oportunidade de entrar em contato com teorias e conceitos fundamentais das ciências humanas, em especial, da sociologia e da ciência política. A partir de atividades teóricas e práticas, se apropriam do funcionamento das sociedades democráticas, das possibilidades de atuação cidadã, das mais variadas categorias de direitos e deveres, bem como do conceito, função, elaboração e execução de políticas públicas.
Num segundo momento, os estudantes são instigados a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sua realidade local. “Eles são estimulados a pensarem os principais desafios e problemas enfrentados por seu Município, bairro, grupo social, escola e demais espaços pelos quais circulem. Para tanto, nesta etapa de trabalho da disciplina, a partir da realização de aulas de campo e palestras, os estudantes são apresentados a serviços públicos e lideranças municipais para que conheçam de modo mais amplo a realidade vivida pelo Município e as principais políticas públicas existentes”, explica a professora Juliana Matos.
Neste ano, a partir das pesquisas e debates realizados nas aulas da disciplina, os estudantes elencaram três diferentes serviços e políticas públicas municipais para conhecer com mais profundidade: políticas públicas de educação para a primeira infância, políticas públicas para acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva aos serviços de saúde e políticas públicas de manejo do lixo. “Nestas últimas semanas do mês de junho, estão sendo realizadas aulas de campo, bate-papos e palestras com os servidores públicos representantes das secretarias diretamente relacionadas às demandas identificadas pelos estudantes”, detalhou a professora.
O primeiro encontro aconteceu, nesta semana, com a Secretária Municipal de Educação, Marli Gonçalves Costa. “Lá, além das demandas previamente elencadas durante as aulas, os estudantes também puderam ter contato com todo o trabalho realizado pela Secretaria, conhecer os principais desafios da educação municipal, entender o funcionamento e gestão do serviço, bem como acessar detalhes sobre o repasse de verbas e administração do orçamento disponível para a educação municipal”.
A estudante Júlia Becker Alves avalia que a ida à campo agregou na formação do grupo. “Aguardávamos por esse momento, esta ida à campo, porque seria uma oportunidade de ver na prática, confrontar, refletir o que estudamos na teoria com a realidade do nosso município. Isso nos despertou para como nós, enquanto cidadãos, podemos ser mais atuantes e, quem sabe, contribuir para novas políticas públicas”.
O encerramento da disciplina semestral acontece com à visita a outras Secretarias, cumprindo com seu objetivo de capacitar seus alunos para a análise dos processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Da Assessoria Selma Becker