Exposição na Casa da Cultura homenageia Ziraldo e desenhistas de Toledo
Quem passar pela Casa da Cultura de Toledo poderá prestigiar os trabalhos da exposição “Flicts”, composta por 47 trabalhos de 32 alunos com idade entre 8 e 16 anos que estão matriculados em diversos níveis do curso de Desenho oferecido regularmente pelo espaço e ministrado pela professora Marta Eliza Guder. A mostra, iniciada em abril, mês em que, no dia 15, se celebra o Dia Mundial do Desenhista, presta uma homenagem a todos os desenhistas de Toledo, profissionais ou anônimos, que, com seus traços e sua criatividade, encantam o mundo.
O 15 de Abril é dedicado aos desenhistas porque nesta data, em 1452, nascia Leonardo da Vinci, o gênio italiano que usou o desenho não só como expressão de arte, mas também para explicar suas fantásticas invenções. O quarto mês do ano também será lembrado, pois foi no último 6 de abril que o Brasil perdeu Ziraldo Alves Pinto, um dos grandes desenhistas brasileiros.
Por essa razão, a mostra também é uma homenagem ao artista, que tinha 91 anos de idade no momento em foi brilhar no céu com as estrelas e com a lua, que tem, segundo uma das suas obras mais famosas, a cor de “Flicts”, nome com o qual a exposição foi batizada e que faz alusão ao primeiro livro infanto-juvenil de Ziraldo, lançado em 1969. Autor de mais de 130 livros, ele também foi o criador da Turma do Pererê, do Menino Maluquinho e tantos outros personagens que fazem parte do imaginário brasileiro.
A exposição segue até julho e está aberta durante o horário de funcionamento da Casa da Cultura. O espaço atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.