FAB divulgará Reporte Preliminar de acidente aéreo em Vinhedo
Com a finalidade de repassar informações sobre o andamento das investigações sobre a queda do avião, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipar) realizará uma coletiva de imprensa. O anúncio ocorreu na última segunda-feira (26).
A coletiva com a imprensa acontecerá no dia 6 de setembro, às 17h e ele divulgará o Reporte Preliminar com informações sobre o andamento das investigações sobre o acidente aeronáutico envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP).
RELATÓRIO FINAL – De acordo com a FAB, “a coletiva contará com a presença do chefe do Cenipa, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno e demais investigadores do Centro”.
A FAB ressalta que “o relatório final da investigação será divulgado no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do Cenipa”.
O CASO – Um avião bimotor, modelo ATR-72-500 saiu de Cascavel no começo da tarde do dia 9 de agosto e caiu em Vinhedo, região metropolitana de Campinas, em São Paulo. A aeronave da VoePass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, fazia um voo regular de passageiros com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A aeronave caiu em espiral, antes de atingir o solo e iniciar o incêndio, de acordo com vídeos que circularam pela internet. O local do acidente fica próximo à rodovia Miguel Melhado (SP-324).
Na época, a Força Aérea Brasileira apontou que “o voo ocorria dentro da normalidade até às 13h20 [do dia 9 de agosto]. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato com o radar ocorreu às 13h22. O Decea informa, ainda, que o Salvaero foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio”.
VÍTIMAS – Entre as vítimas fatais (58 passageiros e quatro tripulantes), o servidor da Prefeitura de Toledo Nélvio José Hubner e a sua esposa Gracinda Marina Castelo da Silva. Nélvio iniciou sua trajetória na Prefeitura no dia 2 de maio de 2011 e atuava como Procurador Municipal. Gracinda fazia parte do corpo docente do câmpus local Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Na época, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias pela tragédia de Vinhedo. Ele e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foram para Vinhedo para acompanhar os desdobramentos do acidente aéreo que envolveu um avião. Os dois estavam juntos no Espírito Santo, no encontro do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud).
Ratinho Junior prestou solidariedade às famílias das vítimas. “(…) Todo acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo por não estar dentro da normalidade. Ainda há pouca informação sobre as vítimas que estavam no avião, mas quero deixar minha solidariedade às famílias”, disse Ratinho Junior.
Da Redação
TOLEDO