FAG Toledo lança livro sobre uso de Tecnologias Digitais da Educação

Um dos pontos altos do dia de encerramento do 20º Encitec na última semana foi o lançamento oficial do livro “O Uso das TDICs e as Novas Fronteiras do Ensino” compila uma série de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Pedagogia e Letras-Libras da FAG Toledo” pelo professor doutor Leandro Crestani. As pesquisas incluídas no volume são vinculadas à Linha de Pesquisa: “Comunicação, Educação e Interfaces Sociais”, em que o docente é orientador, junto com o professor doutor Gabriel Paiva, pertencente ao Grupo de Pesquisa e coordenador pedagógico da instituição. “É um trabalho que reflete a produção acadêmica de alta qualidade gerada sob a supervisão e orientação direta dos nossos esforços conjuntos. Cada capítulo deste livro apresenta uma investigação detalhada sobre diferentes aspectos e implementações das TDICs no ambiente educacional”, relata Crestani.

O livro conta com nove capítulos: O 1º leva o título “Aplicação das TDIC’S no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Geografia”, com pesquisa da acadêmica Alliny Bozaski Elias. No capítulo o tema é “Transição dos professores analógicos para professores digitais: Ensinando em contexto de pandemia da covid-19”, com pesquisa da acadêmica Jaqueline Garcia Pomerenig. O capítulo 3 aborda “Reflexões sobre o ensino híbrido e ensino remoto na Educação Infantil: Implicações sobre o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do covid-19”, com a pesquisa da acadêmica Lariessa Tailine Stertz.

No capítulo 4 o tema é “Tecnologias digitais de informação e comunicação e uso do Canva For Education em sala de aula”, da acadêmica Laisa Oliveira de Souza. O capítulo 5 aborda “A robótica como ferramenta de desenvolvimento de ensino-aprendizagem na Educação Básica”, da acadêmica Lucineia de Andrade Ribeiro da Rosa.

O capítulo 6 apresenta “Tecnologias digitais da informação e da comunicação – TDICS – no ensino aprendizagem da Língua Portuguesa: Uma abordagem possível”, com pesquisa de Nicoli Cristina Carvalho. Já o capítulo 7 apresenta “O ensino da Língua Portuguesa e Libras durante a pandemia do covid-19: entre o analógico e as TDICS”, com pesquisa de Ana Gabriela Gonçalves Lopes.

No capítulo 8 o tema é “Apropriação da cultura digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um estudo de caso da fase I do município de Toledo”, com o trabalho da acadêmica Kauane Gabrieli Falera de Lima. O capítulo 9 aborda “A implementação das TDICS na Educação Especial: Avanços e desafios”, com a aluna Tania Maria de Sá Castro.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.