Fazenda da Esperança Cristo Rei comemora 23 anos
Outubro foi mês de comemoração na Fazenda da Esperança Cristo Rei: a entidade completou 23 anos de criação da unidade de Toledo. Nas festividades do dia 29, os fundadores: frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli estiveram presentes.
Outubro foi mês de comemoração na Fazenda da Esperança Cristo Rei: a entidade completou 23 anos de criação da unidade de Toledo. Nas festividades do dia 29, os fundadores: frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli estiveram presentes.
“No dia 29 comemoramos em nossa comunidade os 40 anos desta Obra Social e os 23 anos da Fazenda da Esperança Cristo Rei em Toledo”, declara o responsável e presidente da Fazenda da Esperança Cristo Rei de Toledo, Adriano Viana Moreira. “Neste dia aproveitamos para relembrar a inauguração da nossa Capela Bom Pastor e também inaugurar a academia de praça doada pelo Município de Toledo”.
A instituição busca colaborar com a sociedade em parceria com os poderes públicos e civis na restauração de vidas de pessoas que foram marginalizados na vida social em decorrência de seus vícios. São em média 60 acolhidos. Os atendimentos são feitos de maneira interna durante 12 meses de recuperação, sendo assistidos pela equipe de voluntários da Fazenda da Esperança 24 horas por dia ao longo desse período.
De acordo com Moreira, a entidade tem muito a comemorar. Ele cita que são 23 anos na luta contra a dependência química e na valorização da família como pilar da sociedade. “Com todo trabalho realizado também contamos ao longo desses anos diversas pessoas dispostas a ajudar a criar um mundo melhor, inclusive a participação da Igreja Católica ao longo desses anos”.
TRÊS PILARES FUNDAMENTAIS – A rotina dentro da comunidade faz parte do método terapêutico que engloba três pilares fundamentais para a recuperação que são: espiritualidade, trabalho e convivência – dentro desses pilares que a rotina é estruturada. Moreira pontua que os participantes acordam cedo, já fazem sua higiene pessoal e tomam um café da manhã juntos, participam da Santa Missa diária e depois de terem se alimentado -fisicamente e espiritualmente – seguem para suas atividades laborais. Essas atividades são definidas pela equipe de acordo com a capacidade de cada um, a entidade tem vários setores para a laborterapia: horta, cozinha, panificadora, jardinagem, artesanato, limpezas gerais e também o cuidado com os animais, gado, porcos e galinhas.
No período da noite, os integrantes vivenciam alguns momentos de espiritualidade coletiva, onde são realizadas algumas reuniões com partilhas para autoconhecimento e também algumas palestras. O espaço também contempla momentos de lazer e recreação, como futebol, jogos de tabuleiro, oficinas de música, academia. A rotina é intensa, porém é muito produtiva e faz com que cada um se destaque onde se sente melhor.
Para o responsável, o trabalho que a Fazenda da Esperança Cristo Rei desenvolve ajuda a salvar vidas. “Atualmente, sabemos que a sociedade sofre muito com o alcoolismo, drogadição, desestruturação familiar, ausência de Deus e temos conosco que somos parte da resposta de Deus para com a sociedade atual. Esse é o ponto chave que nos motiva a mantermos firmes neste propósito. Sabemos que temos uma grande importância na construção de uma sociedade melhor”, conclui.
Da Redação
TOLEDO