Festa Nacional do Porco no Rolete completa Jubileu de Ouro em 2023
Uma das maiores festas gastronômicas do Brasil comemora Jubileu de Ouro neste ano. A festividade principal acontece no dia 10 de setembro, no Clube Calça e Pesca. Diversas pessoas de Toledo e da região são aguardadas para este grande evento. O lançamento dos 50 anos da Festa Nacional do Porco no Rolete aconteceu na noite da última sexta-feira (11).
O presidente do Clube Caça e Pesca, Claudiomir Rossi, agradeceu a oportunidade de organizar a programação para comemorar o Jubileu de Ouro da Festa. “50 anos se passaram; são 50 anos de história; 50 anos de pessoas que batalharam e lutaram para que a programação completasse esse tempo. Atualmente, represento a entidade e, neste período, vivemos histórias bonitas”.
A programação dessa brilhante comemoração segue durante o mês de agosto. No dia 2 de setembro acontece a escolha da rainha da Festa; uma vitrine de belezas de Toledo. A programação contará com cursos e a participação no Desfile Cívico. No dia 10 de setembro acontece a 50ª Festa Nacional do Porco no Rolete, com o apoio do Poder Público e de toda a sociedade.
Uma das novidades, de acordo com Rossi, é a liberação do estacionamento. “Não teremos a cobrança do estacionamento. Queremos melhorar 40% a 50% a chegada dos nossos convidados. Além disso, tínhamos um restaurante; agora são dois desde o ano passado. Buscamos oferecer maior oportunidade para que todas as pessoas possam participar da nossa programação”. Em 2023, o presidente do Clube Caça e Pesca informou que a Festa Nacional do Porco no Rolete terá seis atrações artísticas de renome.
AGRONEGÓCIO – Quem participou do lançamento da Festa do Porco no Rolete foi o deputado federal Dilceu Sperafico. Ele destacou a importância da Festa para o agronegócio brasileiro. “O país ainda não é um grande consumidor de carne suína. E a Festa, em Toledo, é uma apresentação para que o brasileiro possa consumir uma carne saudável e com um melhor valor”.
Sperafico salientou que a Festa completa 50 anos e são poucas as situações e os eventos que perduram por meio século. “O momento para comemorar todas as melhorias já realizadas nas instalações. Chegamos no auge e foi uma grande Festa”.
O prefeito de Toledo Beto Lunitti disse estar feliz por participar desta comemoração. “Os 50 anos resgatam as boas relações que o Poder Público possui com o Clube Caça e Pesca. O Município entende que a Festa pertence ao Clube, mas ela é um patrimônio cultural e imaterial de Toledo. O Clube recebeu investimentos de prefeitos que antecederam a sua gestão”.
Beto Lunitti mencionou que é uma festa para ser celebrada. “O Poder Público terá o seu estande para receber autoridades e convidados para avançar no propósito para fazer com que a Festa seja marcante a cada ano”.
Da Redação
TOLEDO