Festival de Cinema de Gramado anuncia nova homenagem em evento no Rio de Janeiro

O Festival de Cinema de Gramado anuncia uma nova homenagem de sua 52ª edição nesta quinta-feira, 18 de julho, em uma recepção para a imprensa e convidados do setor audiovisual no Rio de Janeiro. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o curador do festival, Marcos Santuário, e Tatiana Ferreira e Stefano Roldo, diretora e gerente de eventos da Gramadotur recebem nesta noite realizadores, atrizes e atores, além do ator ou atriz homenageado (a). 

Nesta quarta, 17, o Festival de Gramado desembarcou em São Paulo para anunciar os cinco longas-metragens documentais e os 12 curtas-metragens brasileiros em competição. Durante a tarde, a presidente Rosa Helena Volk agradeceu aos patrocinadores e parceiros do festival. Mantendo a tradição de ser o mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil, Gramado realizará neste ano uma edição histórica que reafirma a força do audiovisual brasileiro e gaúcho. Rosa Helena também garantiu que a cidade está pronta para receber turistas. “Gramado fará o primeiro grande evento cultural do Estado após a calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul. Será um momento histórico para o audiovisual gaúcho e brasileiro”, destaca Rosa Helena Volk. 

Os curadores Marcos Santuário e Caio Blat comentaram sobre o processo de seleção e anunciaram as produções que integram as duas mostras competitivas. O diretor do Canal Brasil, André Saddy, participou do evento em São Paulo e comentou sobre a transmissão e a cobertura do festival, além da importância do Prêmio Canal Brasil de Curtas e da parceria longínqua com Gramado. Os documentários serão transmitidos exclusivamente pelo Canal Brasil, com exibição única em sua grade linear de 12 a 16 de agosto, às 20h20, com um longa por noite. Já os curta-metragens serão exibidos de forma híbrida, no Canal Brasil nos dias 12, 13, 14 e 15 de agosto, a partir das 19h três curtas em sequência, e também no Palácio dos Festivais. No dia 17 de agosto, o Canal Brasil transmite ao vivo a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos Kikitos, a partir das 20h45. 

A Academia Brasileira de Cinema, que convocou todo o setor para ajudar o Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, também esteve presente no evento. A atriz Bárbara Paz, que integra a diretoria da Academia, conversou com a imprensa e convidados sobre o apoio da Academia e contou mais detalhes sobre o documentário que terminou de rodar em Porto Alegre. 

O 52º Festival de Cinema de Gramado apresentará, de 10 a 16 de agosto, no Palácio dos Festivais, sete Longas-Metragens Brasileiros (todos inéditos), cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos, além dos longas documentais e curtas brasileiros. 

Nesta edição, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os troféus Oscarito (Matheus Nachtergaele), Eduardo Abelin (Jorge Furtado), Kikito de Cristal (Mariëtte Rissenbeek) e Cidade de Gramado (que será anunciado no dia 18). Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado; o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, e o Prêmio Canal Brasil, com um curta brasileiro escolhido por um júri composto por críticos de cinema. 

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.