FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO 2023 exibe comédias clássicas em retrospectiva

Evento gratuito levará filmes de sua programação para 91 salas nas cinco regiões do país e streaming a partir de 08 de novembro

Falta menos de um mês para o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chegar a mais de 60 cidades brasileiras, em 91 salas espalhadas por todas as regiões do país. O evento tem sua tradicional avant-première marcada para dia 31 de outubro, no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, enquanto 19 filmes da programação serão exibidos gratuitamente em sessões presenciais por todo o Brasil a partir de 8 de novembro e seguem até 9 de dezembro, sendo que todos os 32 longas-metragens desta edição estarão disponíveis online através do site do festival, também de forma gratuita. Entre a seleção, além de títulos inéditos, incluindo cinco longas que participaram da disputa deste ano para ser o representante da Itália no Oscar de Melhor Filme Internacional, o festival apresenta uma retrospectiva com 16 comédias clássicas italianas.

Uma delas é do mestre Federico Fellini, que mesclou gêneros na história do trio de vigaristas cujo líder muda sua atitude ao perceber que sua filha precisa de ajuda em “A Trapaça” (Il Bidone, 1955). O evento também resgata pares de obras de outros grandes nomes do cinema italiano como o roteirista e diretor Mario Monicelli, com “Brancaleone nas Cruzadas” (Brancaleone alle Crociate, 1970) e “Parente É Serpente” (Parenti Serpenti, 1992); a cineasta vencedora de um Oscar Honorário, Lina Wertmüller, com “Mimi, o Metalúrgico” (Mimí Metarllugico, Ferito Nell’ Onore, 1972) e “Por um Destino Insólito” (Travolti da an Insolito Destino nell’Azzurro Mare d’Agosto, 1974); e do diretor Luciano Salce, que chegou a trabalhar alguns anos na Vera Cruz, no Brasil, e está na retrospectiva com “Pato com Laranja” (L’Anatra all’Arancia, 1975) e “Arturo De Fanti Bancário e Precário” (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980). Um dos pais da comédia italiana, Dino Riso está presente com um trabalho solo, “Pobres mas… Belas” (Poveri Ma Belli, 1957), e outro longa codirigido com Luigi Filippo D’Amico e Luigi Zampa, “Esses Nossos Maridos” (I Nostri Mariti, 1966).

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 ainda traz mais títulos clássicos de várias décadas e origens ao público brasileiro. Representando a Sardenha, Nanni Loy está na seleção com “Golpe dos Eternos Desconhecidos” (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959), enquanto Alberto Lattuada, nascido na região da Lombardia, está com “Venha Tomar Café Conosco” (Venga a Prendere il Caffè… Da Noi, 1970). Luigi Comencini, da província de Bréscia, é lembrado com “O Gato” (Il Gatto, 1977); Pasquale Festa Campanile, da região da Basilicata, com “Rugantino, o Conquistador” (Rugantino, 1973); e Giuseppe Bertolucci, da cidade de Parma, assim como seu famoso irmão Bernardo, com “Berlinguer, I Love You” (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977). Para completar, os romanos Steno e Elio Petri são recordados com “Amor à Italiana” (Amore all’Italiana, 1966) e “A Propriedade Não É Mais um Roubo” (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973), respectivamente.

O evento também traz as principais novidades do cinema italiano contemporâneo e uma delas é “Ainda Temos o Amanhã” (C’è Ancora Domani, 2023), estreia da atriz Paola Cortellesi na direção deste drama, que ela estrela ao lado de Valerio Mastandrea, sobre uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940. A produção foi uma das pré-selecionadas pela Itália na sua escolha pelo candidato a representar o país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, assim como outros quatro títulos já anunciados na seleção desta 18ª edição: o drama de época “A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone; o thriller “A Última Noite de Amore” (L’Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano; a comédia “Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani; e o drama “O Retorno de Casanova” (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores. Outro longa inédito anunciado antes é “A Sombra de Caravaggio” (L’Ombra di Caravaggio, 2022), drama de época dirigido por Michele Placido e com grande elenco.

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália. É importante ressaltar que a Pirelli será, pelo terceiro ano consecutivo, o Patrocinador Master do Festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do Festival.

O evento já está confirmado nas cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Cordeirópolis (SP), Mococa (SP), Piracicaba (SP), Registro (SP), Rio Claro (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Areal (RJ), Barra do Piraí (RJ), Cordeiro (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Duque de Caxias (RJ), Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), Guapimirim (RJ), Itaocara (RJ), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Petrópolis (RJ), Santa Maria Madalena (RJ), São João de Meriti (RJ), Teresópolis (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), Ouro Preto (MG), São João del Rei (MG), Tiradentes (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Viçosa (MG), Porto Alegre (RS), Antônio Prado (RS), Caxias do Sul (RS), Erechim (RS), Farroupilha (RS), Flores da Cunha (RS), Passo Fundo (RS), Santa Maria (RS), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Caldas Novas (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Salvador (BA), Vitória (ES), Aracruz (ES), Blumenau (SC), Joinvillle (SC), Nova Veneza (SC), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Manaus (AM), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Luis (MA), Porto Velho (RO), Aracaju (SE). A lista completa das cidades e salas está disponível aqui.

Sinny Assessoria e Comunicação

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