Festval Challenger coloca Curitiba novamente no circuito do tênis mundial
Depois de quase uma década fora do circuito oficial do tênis mundial, este mês Curitiba volta ao calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) com o Festval Challenger. O evento será o principal torneio de tênis já realizado no estado do Paraná, com a maior pontuação e premiação. Na segunda-feira (2), os empresários Paulo Beal e Paulo Henrique Beal, da Rede de Supermercados Festval, estiveram na Prefeitura de Curitiba para entregar o convite do evento ao prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel. O Festval Challenger acontece entre os dias 23 e 29 de outubro no Graciosa Country Club.
Eduardo Pimentel colocou a estrutura da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para dar suporte institucional aos organizadores do evento. Ele destacou ainda a importância de se resgatar esse tipo de torneio esportivo na capital paranaense, uma vez que pode despertar o interesse de novos atletas para o tênis. “O objetivo é que o Festval Challenger venha fazer parte do calendário esportivo da cidade”, frisou o prefeito.
Um dos mais importantes torneios internacionais realizados em Curitiba aconteceu em maio de 1997. Gustavo Kuerten foi o principal vencedor da disputa – fato que, inclusive, encorajou o atleta para o seu primeiro título em Roland-Garros (França), naquele mesmo ano. Em contrapartida, já há alguns anos a Rede de Supermercados Festval vem apoiando o esporte, patrocinando eventos como o Festval Open, torneio realizado em parceria com a Federação Paranaense de Tênis (FPT), que já está em sua 12.ª edição em Cascavel e na 2.ª edição em Curitiba.
O Festval Challenger trará tenistas internacionais para disputar o torneio na capital paranaense. Paulo Henrique Beal afirmou que serão US$ 80.000,00 em premiações e valerá para o campeão 75 pontos no ranking mundial da ATP. O número e os nomes dos tenistas inscritos serão divulgados nos próximos dias.
Outra preocupação dos empresários é o caráter social do evento. Segundo Paulo Beal, o público interessado em acompanhar o torneio poderá garantir os ingressos mediante à doação de um quilo de alimento não-perecível. Tudo o que for arrecadado será encaminhado à Fundação de Ação Social (FAS), que fará a destinação adequada dos mantimentos às instituições e famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura de Curitiba. “A intenção é permitir que todas as pessoas que gostam e acompanham o tênis possam participar desse evento. É uma forma de aproximar o esporte da população em geral e ainda contribuir com as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontua.
CURITIBA