Festa Literária de Toledo aproxima população da cultura literária

A 3ª Festa Literária de Toledo (Flit) segue até este domingo (18). A programação contará com escritores premiados entre os convidados. A programação prossegue em vários pontos da cidade: Centro Cultural Oscar Silva (Biblioteca Pública Municipal), Praça Willy Barth e diversos colégios estaduais.

Durante todos os dias, na Praça Willy Barth, expositores da Feira do Livro oferecerão as novidades e os clássicos do mercado editorial. O cronograma de atividades também conta com contações de história, tarde literária, palestra com escritores premiados, oficinas e entrega de premiação de concursos literários.

“A Flit visa tentar aproximar todos da cultura literária, de que literatura não é apenas para acadêmico”, destaca a secretária de Cultura de Toledo, Priscila Kassandra Turetta. “O foco é mostrar que existe diversos gêneros literários, quem não gosta de literária é porque ainda não encontrou seu gênero, não encontrou o tipo de livro que gosta de ler. A literatura está dentro dos teatros, dos cinemas, das séries, das músicas. Todo mundo gosta de literatura só não sabe ainda”.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Confira abaixo a programação completa da 3ª Flit:

* Até o dia 16 – 10h e 14h

Contação de história, com Cristina Donassolo – Biblioteca Pública Municipal;

* Até o dia 16 – Oficinas literárias em diversos colégios estaduais;

* Até o dia 17 – 9h às 21h e 18 – 9h às 18h

Feira do Livro – Praça Willy Barth

Terça-feira (13)

19h – Debate “O papel social da literatura”, com os professores José Carlos da Costa, Claércio Schneider e Lucas Kölln – Biblioteca Pública Municipal

Quarta-feira (14)

15h – Contação de História – Coral Encanto de Viver – Biblioteca Pública Municipal

19h – Práticas de literatura (abertas para escritores locais e regionais) – Biblioteca Pública Municipal

Quinta-feira (15)

19h – Palestra “A identidade racial no romance ‘Marrom e Amarelo’”, com o escritor Paulo Scott – Biblioteca Pública Municipal

Sexta-feira (16)

19h – Palestra “Pra quê poesia”, com a escritora Luci Collin – Biblioteca Pública Municipal

19h30 – Espetáculo “Reflexo momento”, da Cia. Trapos e Farrapos (para o público adulto) – A confirmar

Sábado (17)

10h – Espetáculo “Viagem em Cordel”, da Cia. Trapos e Farrapos (para o público infantil) – Praça Willy Barth

10h – Oficina de criação poética, com a escritora Luci Collin – Biblioteca Pública Municipal (realizar inscrições neste local o quanto antes)

19h – Palestra “Suspense nas páginas e nas telas”, com o escritor Raphael Montes – Biblioteca Pública Municipal

Domingo (18)

15h – Premiações do 33º Concurso de Contos Paulo Leminski, do 10º Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun e do 2º Concurso de Memórias, Relatos e Narrativas e Pioneirismo Toledano – Biblioteca Pública Municipal

16h – Sarau literário (aberto para participação de todos os escritores interessados) – Biblioteca Pública Municipal.

Os convidados

Cristina Donassolo – Licenciada em Música e em Letras/Língua Portuguesa, é especialista em Metodologia do Ensino da Arte e em Literatura Infantil e Contação de Histórias, e possui aperfeiçoamento em Literatura Infantil. Atua como professora de Arte e Música e como contadora de histórias na Biblioteca Pública Municipal de Ponta Grossa. Além disso, ministra oficinas para professores na área de musicalização, arte e contação de histórias e aulas em cursos de pós-graduação.  Integrante da Cia. Contos Encantantes, de Ponta Grossa, já participou de festivais e encontros de contadores de histórias nacionais e internacionais.

Blandina Franco e José Carlos Lollo – A escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo publicaram mais de 50 livros. Foram finalistas do Prêmio Jabuti com “Quem soltou o Pum” (2011), “O peixe e a Passarinha” (2013) e “O coiso estranho” (2015). Ganharam o Jabuti com “As crônicas da Norma” (2014) e “A Raiva” (2015). Receberam o Prêmio João de Barro com “Vovó não sabe mais nada” (2014) e dois selos Cátedra 10 (Unesco). Em 2024, ganharam o Prêmio APCA de Melhor Livro Infantil com “Os Pombos” e tiveram sete livros entre os melhores infantis da Revista Crescer, incluindo “Os Pombos” e “Aporofobia”.

Paulo Scott – Autor de oito livros de poemas e seis de prosa, o escritor escreve textos de dramaturgia e roteiros, colabora com revistas, jornais e suplementos de cultura do país e do exterior. Vencedor do Prêmio Jabuti de Livro Brasileiro Publicado no Exterior 2023 com “Marrom e Amarelo”, ganhou anteriormente os prêmios Machado de Assis (“Habitante Irreal”/2012), APCA (“Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo”/2014) e Açorianos (“O ano em que vive de literatura”/2016). Neste momento, está trabalhando na pesquisa para a escrita do romance “Ninguém Rondonópolis”.

Luci Collin – Graduada em Piano/Performance, Letras Português/Inglês e Percussão Clássica, tem mestrado em Literaturas de Língua Inglesa, doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e dois pós-doutorados em Tradução de Literatura Irlandesa. Foi professora na UFPR e atualmente leciona na pós-graduação da PUCPR. Membro da Academia Paranaense de Letras, publicou 12 livros de poesia, 8 de contos e 4 romances. Em 40 anos de carreira, escreveu para diversos jornais e revistas literárias, participou de antologias e traduziu autores renomados como Virginia Woolf e Seamus Heaney.

Raphael Montes – É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da novela ‘Beleza Fatal’ da Warner Bros. Discovery e da série ‘Bom Dia, Verônica’ na Netflix, vencedora do APCA 2020. Escreveu os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’, ‘Bom Dia, Verônica’, ‘Uma Mulher No Escuro’ (Prêmio Jabuti 2020), ‘A Mágica Mortal’ e ‘Uma Família Feliz’. Seus livros, traduzidos em mais de 25 países, tiveram direitos vendidos para cinema. Escreveu roteiros para filmes como “Uma Família Feliz” e “A Menina Que Matou Os Pais”. Em 2020, criou a Casa Montes, produtora focada em projetos de crime, terror e suspense.

Contação de história: edição desperta o interesse pela leitura

No último sábado (10), aconteceu mais uma edição do projeto Sábado na Biblioteca. Nesta edição foram contadas duas histórias da escritora Blandina Franco e do ilustrador José Carlos Lollo.

A servidora aposentada – que está colaborando com ações – Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto e a funcionária da Biblioteca Municipal de Toledo, Loreci Beal – que também é assistente em desenvolvimento – foram as responsáveis pela contação das histórias.

Cleonisse relata que é um momento de interação e de encantamento das crianças. “As histórias são ‘Quem soltou o Pum?’ de Blandina Franco e José Carlos Lollo. A autora trabalha em parceria com o marido, o ilustrador paulista José Carlos Lollo, que atua paralelamente como publicitário, com um currículo que inclui passagens por algumas das maiores agências de publicidade do país. Juntos, formaram uma dupla de imenso sucesso”.

Cleonisse relata que o casal já publicou mais de 40 livros e recebeu diversos prêmios literários, entre eles o Jabuti e uma Menção Honrosa do Prêmio Bologna Ragazzi Digital Award, concedido pela Feira de Bolonha, pelo livro digital ‘Quem soltou o pum?’.

“A obra deu origem a uma série temática publicada pela Companhia das Letrinhas, que se tornou um fenômeno editorial, com mais de 500 mil cópias vendidas. Seus livros foram também publicados no exterior, caso, por exemplo, de A raiva (Pequena Zahar), editado na China, Turquia e em Portugal. Blandina e Lollo, como se tornaram conhecidos, consolidaram uma obra criativa e afinada, que se destaca pelo humor e a sensibilidade e a originalidade”, cita.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.