Foco de escorpião é encontrado próximo a parque infantil

Estimated reading time: 4 minutos

Um parquinho infantil na Vila Pioneiro está interditado. Próximo ao local os agentes de Endemias encontraram focos de escorpiões. O trabalho contou com apoio da Guarda Municipal. O local e a área próxima ao Ginásio de Esportes Euzébio Garcia foram isolados para evitar acidentes.

O coordenador do setor de Combate às Endemias, Antonio José Sousa de Moraes, comenta que a notificação foi feita em uma das ações de monitoramento que o agentes realizam em alguns pontos da cidade que apresentam nível de infestação de escorpiões.

Bressan, Vila Pioneiro, Pancera, Boa Esperança, Independência e Vila Industrial são as regiões monitoradas pelos agentes que fazem busca ativa durante a noite, uma vez que o animal tem hábito noturno e costuma se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulho, entre outros.

“Na Vila Pioneira foi identificado um foco maior, um ninho de escorpião na rede de esgoto bem próximo ao parquinho infantil. Nossa equipe ligou para a Guarda Municipal que deu o apoio na ação. A área foi isolada para evitar acidentes com as pessoas que frequentam o local”.

O Setor de Endemias também organiza uma ação com os moradores daquela região com orientações e busca ativa. “Também vamos entrar em contato com a secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos para fechar alguns locais naquela região como buracos, fendas, entre outros, que possam servir de abrigo para os escorpiões”, cita ao enfatizar que ainda não há previsão de liberação do parquinho infantil.

MONITORAMENTO – Moraes pontua que desde o ano passado, algumas pessoas da região da Vila Pioneiro entraram em contato com o Setor de Endemias relatando ter encontrado escorpião dentro das residências. “Fizemos a busca ativa nas residências e fizemos também os procedimentos necessários, como a captura dos animais e orientação a população”.

O coordenador conta que a espécie encontrada em Toledo é a do escorpião-amarelo, considerada a mais venenosa da América do Sul, capaz de provocar acidentes graves, com registro de óbitos. Só nos primeiros três meses deste ano foram localizados 14 exemplares desta espécie em locais diferentes do município. “Alguns animais foi a população que encontrou e fez contato com o Setor, em outros casos foram os próprios agentes que localizaram nas ações de monitoramento”, completa ao citar que os animais foram localizados mais variados ambientes como dentro de casa, na lavanderia, em apartamentos.

“Em algumas situações a população pode aplicar um inseticida tentando se livrar de alguma praga, mas pode acabar irritando o escorpião, e com isso ele sai dos esconderijos. É importante manter os quintais limpos, os ralos tampados, não deixar frestas, fendas que possam servir de esconderijos para esses animais”.

ORIENTAÇÕES – O coordenador do setor de Combate às Endemias, Antonio José Sousa de Moraes salienta que é importante a população fazer contato com o Setor de Endemias quando localizar um escorpião. “A orientação é não tentar capturar o animal para não se machucar. A população pode tirar fotos do animais e enviar para o Setor para ajudar na identificação da espécie. As equipes farão a captura do animais e monitoramento do local”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.