Formação de Brigadistas Escolares capacita servidores

Formar profissionais da educação para compor as brigadas escolares nos estabelecimentos da rede pública estadual de ensino é o objetivo da Formação de Brigadistas Escolares. Recentemente o curso foi promovido nas instalações do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen).

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Pereira Guimarães, explica que o curso de Formação de Brigadistas Escolares é oferecido por meio da parceria da Defesa Civil do Paraná e Secretaria de Educação. “A partir desse ano, foi acrescentada a formação de brigadistas escolares o módulo de segurança, que tem o objetivo de preparar os educadores para agir em momentos de crise, que atenta contra a segurança dos estudantes e educadores”.

Conforme o chefe, o curso está voltado aos professores e aos agentes educacionais das escolas e colégios da rede estadual de ensino, escolas conveniadas (APAEs) e escolas da rede municipal de ensino que divide o mesmo prédio com a escola estadual. Ele acrescenta que todas as instituições estaduais, municipais com dualidade predial e as conveniadas (APAEs) participam dessas formações.

A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA ESCOLAR – “A Brigada Escolar atua em enfrentamento de situações emergenciais no interior das instituições de ensino, promovendo o abandono da edificação escolar nas condições de segurança conforme legislação pertinente do Corpo de Bombeiros do Paraná, podendo, inclusive realizar os primeiros socorros, se necessário”, destaca Guimarães ao salientar que o Programa Brigadas Escolares, capacita servidores como brigadistas escolares – gestores e multiplicadores de medidas preventivas para o abandono emergencial das edificações escolares em caso de sinistro.

O Programa ensina os participantes de como agir em casos de sinistro por meio da instrução dos profissionais e da realização de atividades como simulados de plano de abandono, com a retirada de alunos e funcionários do local sinistrado rapidamente e de maneira ordenada para uma área segura definida pelos brigadistas.

COMO FUNCIONA – As capacitações das Brigadas Escolares são descentralizadas e organizadas pela Coordenação Regional do Programa e atendem a representantes de cada escola do seu Núcleo de origem. São indicados participantes pela direção da escola, cujos dados são encaminhados aos Técnicos Brigadistas dos Núcleos Regionais de Ensino.

As inscrições são realizadas pela Coordenação de Formação Continuada (CFC) da Secretaria de Estado de Educação conforme o calendário anual de ofertas do curso. Os participantes são então capacitados na modalidade EaD, com carga horária de 60 horas. Se aprovado nesta etapa, o participante fará a modalidade presencial, com carga horária de 8 horas, ministrada por bombeiros-militares, em locais definidos pela Coordenação Regional (NRE).

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AE Notícias

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.